SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40ºC - Geral - A Notícia

Versão mobile

Calorão!16/11/2017 | 16h20Atualizada em 16/11/2017 | 17h05

SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40ºC

Temperatura mais alta do Estado foi registrada em Corupá, no Norte, mas índice de calor em Florianópolis chegou aos 43ºC

SC tem o dia mais quente do ano, com máxima acima de 40ºC Diorgenes Pandini/Diário Catarinense
Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense
Diário Catarinense
Diário Catarinense

 Santa Catarina teve o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (16), com termômetros marcando  40,2ºC em Corupá, no Norte do Estado. Até então a temperatura mais alta havia sido registrada no dia 9 de janeiro, quando chegou aos 38,6 ºC em Blumenau, no Vale do Itajaí. Já em Florianópolis a temperatura chegou aos 36,47°C, superando o dia 10 de janeiro quando chegou a 35,5°C.  

Confira as máximas no início da tarde desta quinta-feira:

O meteorologista Leandro Puchalski explica que as temperaturas devem subir ainda mais ainda hoje. Porém, o tempo muda no Estado, na região Oeste  o céu já está encoberto com pontos de chuva. 

— Nas próximas horas há possibilidade de chover em todas as regiões. A chuva é mal distribuída, ou seja, vamos ter locais só no aumento das nuvens. Pelo calorão, isoladamente temporais.

A Defesa Civil emitiu aviso para a possibilidade de pancada de chuva com descargas elétricas no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Serra e Alto Vale do Itajaí ainda na tarde desta quinta-feira. Ao longo da tarde também há risco de temporal com ventos fortes, entre 60 e 80 km/h e granizo. 

Praia do Campeche no dia mais quente do ano em Santa Catarina.tempo , calor , praia , florianópolis, campeche
Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

Índice de calor

A partir dos dados da temperatura e da umidade relativa do ar é possível calcular o índice de calor. Quando mais úmido, maior a temperatura sentida. Em Corupá, onde a umidade era de 31%, o índice de calor chegou aos 42ºC. Em Florianópolis, apesar de a temperatura ser mais baixa (36,47ºC), a umidade de 49% fez com que o índice de calor fosse ainda mais alto: 43ºC. Os dados podem ser consultados e calculados através do site da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima.

 Segundo Puchalski, nos próximos dias as temperaturas não sobem. Entre sexta e domingo elas ficam em boa parte das cidades entre 22 e 24°C. Os dias devem ser de muitas nuvens, com algumas aberturas de sol e momentos de chuva. No domingo  previsão é de sol e nuvens com o tempo seco retornando para o Estado.  

Leia também:

ONU diz que 2017 pode ser um dos anos mais quentes já registrados

Saiba como calcular a sensação de calor na sua cidade

 São Francisco do Sul quer adotar "pedágio" para turistas em 2019


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/hEjpWVqeqB #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: 99 Pop, concorrente do Uber, chega a Joinville https://t.co/qp3cElep5v #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca