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Exercícios20/11/2017 | 17h15Atualizada em 20/11/2017 | 17h15

Saiba quais são as tendências fitness para 2018

Famosa lista do Colégio Americano de Medicina do Esporte elege as atividades ou equipamentos que devem se destacar no próximo ano

Saiba quais são as tendências fitness para 2018 Adriana Franciosi/Agencia RBS
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Se menos é mais ou ainda se tempo é dinheiro, nada mais justo do que coroar o High Intensity Interval Training (HIIT) como o queridinho dos exercícios para a temporada 2018. Ele foi o campeão da pesquisa anual feita pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (American College of Sports Medicine/ ACSM), que ouviu mais de 4 mil profissionais da área. 

No top três desde 2014, esse tipo de treinamento busca otimizar o processo de queima calórica em um curto período de tempo. Para atingir esse objetivo, a proposta é fazer movimentos intensos com pouco descanso, totalizando, geralmente, no máximo 20 minutos. 

— Mesmo que os entrevistados alertem para os relativamente altos riscos de lesão associados ao HIIT, ele continua sendo muito popular em academias em todo o mundo — disse o presidente da ACSM, Walter R. Thompson.

Nesta edição da pesquisa, o HIIT desbancou as tecnologias "vestíveis", dadas como as grandes apostas de 2017.

— A tecnologia ajuda o aluno, mas pode ser um fator que encarece também. Muitas vezes, a pessoa não tem um frequencímetro (medidor de frequência cardíaca) porque é caro — justifica Roberta Ortega, professora da Fórmula Academia. 

Apesar de apontar o que deve ser destaque no ano seguinte, a tendência que nunca sai de moda é fazer o que se gosta.

— Todos os treinamentos são eficientes quando bem aplicados. O mais importante é fazer o que se gosta, pois se não fizer com prazer, há probabilidade maior de desistir — alerta Jerri Luiz Ribeiro, professor do programa de pós-graduação em Biociências e Reabilitação do Centro Universitário IPA.

Confira a opinião de especialistas sobre as cinco tendências mais bem posicionadas para 2018: 

1 - HIIT 

Reduzir o tempo dos exercícios sem perder os benefícios que eles oferecem. Parece mágica, mas é o High Intensity Interval Training, o popular HIIT. Com treinos que duram, no máximo, 20 minutos, essa modalidade consegue trabalhar vários grupamentos musculares ao mesmo tempo. 

— É uma tendência que veio com tudo. Virou febre mundial. Para quem não tem tempo, é uma atividade super eficaz, desde que feita da maneira correta — aponta Roberta. 

Mas é preciso cuidado. Ribeiro lembra que embora queime bastante calorias, ela é altamente lesiva: 

— Este treinos são indicados para quem tem uma boa experiência e pratica atividade há mais tempo. Quem está começando, para perder peso, deve optar pelos mais leves e duradouros. 

2 - Treino em grupo/ aulas coletivas 

Quem lembra das aulas de step, jump ou zumba? Roberta lembra que, por um tempo, elas ficaram demodé, mas que com a introdução do HIIT as atividades coletivas ganharam uma sobrevida. Muito além do exercício em si, essas modalidades ainda estimulam a sociabilidade entre os alunos.   

3 - Tecnologias "vestíveis" 

A grande aposta para este ano esbarrou nos preços salgados. Pessoas que conseguem investir nesses produtos ganham mais segurança e resultados. 

— Com eles o monitoramento da saúde é melhor — aponta Ribeiro. 

As opções vão desde controlar os batimentos cardíacos até fiscalizar o sono e contar passos. 

4 - Treino com peso do corpo 

Bastante relacionado ao HIIT, os exercícios com uso do peso do corpo ajudam a melhorar a consciência corporal e trabalhar todas as possibilidades de movimentos que o corpo oferece.

— A maioria dos alunos fica horas sentado em frente ao computador. Tem que tirar as pessoas dessa posição confortável e trabalhar o corpo de forma global. O homem está, cada vez mais, com os ombros e a cabeça para baixo. Queremos resgatar que o ser humano é aberto, e precisa crescer e se expandir — diz Roberta. 

O ponto negativo, segundo Ribeiro, é que esse treino serve para iniciantes. Passado um período, a tendência é a estagnação. 

— Então, a pessoa vai ter que usar pesos extras. 

5 - Treino de força  

Importante em qualquer faixa etária, o treino com peso ganha ainda mais relevância se pensarmos no envelhecimento da população. Com o passar dos anos, há perda de massa óssea, prejudicando os movimentos. Realizar trabalhos com peso diminui essa perda óssea e mantêm a integridade da postura.

— Como a população está ficando velha, trabalhar a força ajuda a manter a mobilidade. Ainda há a cultura que musculação é levantamento forte de peso, como os bodybuilders, enquanto, na verdade, eu tenho um jogo de balança com quantidade de peso e repetições _ afirma a professora.

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