Desemprego em SC é maior que em 2016, mas vem caindo, ao custo da informalidade - Geral - A Notícia

Versão mobile

IBGE17/11/2017 | 14h29Atualizada em 17/11/2017 | 14h29

Desemprego em SC é maior que em 2016, mas vem caindo, ao custo da informalidade

Índice de desocupação ficou em 6,7% no terceiro trimestre deste ano segundo a PNAD

Desemprego em SC é maior que em 2016, mas vem caindo, ao custo da informalidade Marco Favero/Diário Catarinense
Foto: Marco Favero / Diário Catarinense

O desemprego em Santa Catarina alcançou a taxa de 6,7% no terceiro trimestre deste ano,    4,85% maior que    na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar de ainda ser a menor taxa do país, está muito distante dos níveis pré-crise. No terceiro trimestre de 2014, o índice era de 2,9%. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD) foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. 

Em relação aos três meses imediatamente anteriores, houve um recuo, de pouco mais de 10%,  da taxa desocupação no Estado.  Esse ganho, no entanto, se deu pelo aumento da informalidade. Enquanto os empregos com carteira assinada no setor privado tiveram redução de 0,2% na passagem do segundo para o terceiro trimestre de 2017, as ocupações informais cresceram 10,8%.

No país, conforme já havia sido publicado anteriormente, a taxa ficou em 12,4%, menor que no período anterior (13%), mas acima do registrado nos mesmos meses em 2016 (11,8%). Em todo o Brasil há 13 milhões de desempregados. 

Para a pesquisa,  o IBGE considera ocupadas as pessoas com 14 anos ou mais que exerceram ao menos uma hora de atividade remunerada na semana de referência, ou seja, na semana anterior à da entrevista dos pesquisadores. Os desocupados são os que fazem parte da força de trabalho e estão efetivamente à procura de serviço. 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC vai encarar time sergipano na primeira fase da Copa do Brasil https://t.co/S5zOllQvDz #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaArena Joinville terminará o ano sem a conclusão das obras https://t.co/biOEYhKA60 #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca