Crise financeira em universidades da Acafe é discutida na Alesc - Geral - A Notícia

Versão mobile

 

Ensino Superior08/11/2017 | 13h47Atualizada em 08/11/2017 | 13h47

Crise financeira em universidades da Acafe é discutida na Alesc

Unisul e Univali foram apontadas como as instituições com mais problemas

diario catarinense

 A crise financeira das universidades que compõem a Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) foi debatida em uma audiência pública nesta terça-feira (07), na Assembléia Legislativa. A reunião trouxe à tona os problemas enfrentados pelas universidades e tratou sobre os repasses federais e estaduais previstos na Constituição. As informações são da Agência de Notícias da Alesc. 

Participaram da reunião o Sindicato  Intermunicipal dos Professores no Estado de Santa Catarina (Sinproesc)  e representantes das instituições. Na  audiência, a Unisul e a Univali foram apontadas como as universidades em situação mais precária. 

Segundo a Agência, 16 fundações educacionais compõem o sistema, sendo 11 universidades e cinco centros universitários. Conforme o Artigo 170 da Constituição Estadual, o governo catarinense deve repassar às bolsas do ensino superior, 5% do que deve ser investido em educação.

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas Estadual exposto na reunião, estudantes catarinenses perderam R$ 740 milhões em bolsas de estudo entre 2011 e 2016. 

No final da discussão, os participantes assinaram um documento pedindo a regularização dos 5% de repasses referentes às bolsas de estudo previstas no Artigo 170, intervenção do Ministério Público, e reivindicação ao governo Federal, para regularização dos recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Leia mais

Gasolina é reajustada e passa dos R$ 4 em postos de Florianópolis

Quarta-feira terá tempo instável em todo o Estado


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAlpinista expõe fotos captadas nas maiores montanhas do mundo em Jaraguá do Sul https://t.co/t2MFzRQNY3 #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCurtas-metragens internacionais serão exibidos no Museu de Arte de Joinville e CEU do Aventureiro https://t.co/X7WnuH0lMm #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca