"Um bom líder sempre terá tempo para ouvir os liderados", acredita Carlota de Oliveira Medeiros - Geral - A Notícia

Versão mobile

Opinião18/09/2017 | 11h47Atualizada em 18/09/2017 | 11h47

"Um bom líder sempre terá tempo para ouvir os liderados", acredita Carlota de Oliveira Medeiros

Em artigo opinativo, professora e escritora fala o que considera ser um bom líder

Carlota de Oliveira Medeiros
Carlota de Oliveira Medeiros


Para algumas pessoas motivação nada mais é do que ter motivos para a ação, afinal, todos precisam saber a importância do que fazem ou perdem o interesse na atividade fim. A maioria de nós precisa de uma pessoa que nos faça sonhar, acreditar que somos parte essencial de um projeto que será de fundamental importância para um grupo de pessoas, nossa cidade ou país; precisamos dar significado às tarefas ou apenas vamos executá-las mecanicamente. Para Daniel Goleman, liderar não é dominar, mas, sim a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista de um objetivo comum. 

Um bom líder sempre terá tempo para ouvir os liderados. Ser líder é influenciar as pessoas para ações onde elas encontrem a melhor forma de alcançar o sucesso. Um bom líder consegue extrair o melhor de cada um. E para que isso aconteça, conhecer a equipe é fundamental e nada melhor do que ouvir as necessidades, os anseios e os sonhos individuais. Algumas pessoas acreditam que os líderes nascem prontos, isso não corresponde à verdade. 

Todos somos líderes em alguma área da nossa vida, o que nos difere uns dos outros é a função que desempenhamos em cada papel que assumimos na sociedade e o desejo de sermos protagonistas ou não em cada ambiente. Liderança não é gerenciamento, você não gerencia pessoas, você lidera pessoas. Gerenciar é planejar, organizar e executar tarefas, serviços. Liderança é uma habilidade e habilidade é algo que se aprende, se aprimora. 

No livro “As 21 irrefutáveis leis da liderança”, o autor John C. Maxwell afirma que liderança é influência, nada mais, nada menos. Quando acreditamos que sabemos tudo e que não precisamos ouvir mais ninguém, é provável que nosso fim esteja próximo. A arrogância do sucesso é o caminho para o fracasso. O escritor Rick Warren afirma que no momento em que você para de aprender, para de liderar. Por tudo isso jamais podemos esquecer os valores humanos. 

Devemos buscar viver em plenitude, com amor, respeito e confiança, por nós e nossos liderados. Dizia o lema da Airfrance: “Precisamos de pilotos que voem a frente de nossos aviões” e é esse o tipo de líder que todos nós queremos.



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Alexandre Herchcovitch estará em Joinville nesta terça-feira https://t.co/SjIrnLTPby #LeianoANhá 46 segundosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC jogará na manhã de domingo pela terceira rodada da Copa SC https://t.co/Mb1YysElZx #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros