Saavedra: Prefeitura monta comissão para avaliar uso de areia de fundições - Geral - A Notícia

Versão mobile

Portal22/09/2017 | 07h05Atualizada em 22/09/2017 | 07h05

Saavedra: Prefeitura monta comissão para avaliar uso de areia de fundições

Confira esta e outras informações na coluna de Jefferson Saavedra

A Prefeitura de Joinville montou uma comissão para avaliar o uso de areia descartada pelas fundições em obras públicas municipais. Além da análise da viabilidade técnica, o grupo vai estudar como eliminar “conflitos burocráticos que inviabilizam os licenciamentos”. 

Além de representantes de secretarias do município, o grupo terá participação de três empresas privadas, Senai, Udesc, ADR de Joinville e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, responsável pela Fatma. Não há prazo para a conclusão dos trabalhos. 

Leia também
Confira outras notas de Jefferson Saavedra
Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Na cidade
Aberta nesta semana, após encerramento de contrato em vigor desde 2011, a licitação para o serviço de combate dos simulídeos (borrachudos) prevê gastos de até R$ 1,7 milhão em 13 meses. Além das áreas rurais, o larvicida biológico para enfrentar os mosquitos tem de ser aplicado no Zoobotânico e nos morros do Boa Vista e Iririú. O edital aponta existência de focos em áreas urbanas. 

Possível
Pelas últimas manifestações da Prefeitura de Araquari, tudo indica que o contrato com a Casan pode ser rompido. Até está sendo lembrado que a relação atual com a companhia é por meio de convênio, mais precário do que um contrato, já que não especifica a duração e pode ser rompido de forma unilateral. O convênio foi assinado em junho de 2015.

Abraço dos 60 anos da figueira
Em Corupá, o Dia da Árvore foi comemorado pela escola Tereza Ramos com abraço simbólico na figueira aniversariante: a árvore foi plantada há exatos 60 anos, também em um Dia da Árvore. Inclusive ex-alunos do colégio estadual de Corupá participaram da homenagem. 

figueira em Corupá
Árvore completa 60 anos em CorupáFoto: Ana Cenatti,ADR Jaraguá do Sul,Divulgação / Divulgação

A permuta
Na solenidade de quinta-feira no Senai, de inauguração de institutos de inovação, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira garantiu que o Estado vai atender ao pedido da Prefeitura de Joinville de permuta de áreas da antiga Codisc no Distrito Industrial: o parque Perini constrói um centro de inovação e tecnologia no condomínio industrial e em troca recebe terreno sem uso da companhia em liquidação. 

Locação
Os bombeiros militares publicaram a dispensa da licitação para o aluguel da nova sede em Joinville. Assim, o contrato de locação está pronto para ser assinado, o que deve ocorrer na semana que vem, com mudança para o terreno na Santos Dumont ainda em outubro. Hoje, a corporação está instalada na ADR. 

As vistorias
A escolha de novo espaço foi motivada pelo interesse em assumir as vistorias na cidade por causa da vigência de nova lei federal sobre o tema, a popular lei da Boate Kiss. Os bombeiros militares pretendem isentar os imóveis públicos das taxas e deixar com a Prefeitura 90% da receita com as vistorias em construções privadas.

Os motivos do convênio
Os militares estão tentando audiência com a Prefeitura para encaminhar o convênio. Tal convênio, no entendimento da corporação, não é necessário para que se iniciem as vistorias pelos militares, a lei federal já bastaria. Mas há interesse na assinatura para permitir a isenção dos imóveis públicos e repasse de 90% da arrecadação. A Prefeitura, no entanto, quer manter o serviço com os voluntários.

Caminhada dos sentidos
Um grupo de vereadores de Joinville participou na quinta-feira da Caminhada dos Sentidos, criada pela Associação Joinvilense para a Integração dos Deficientes Visuais, a Ajidevi, para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Os convidados usaram vendas nos olhos para experimentar as dificuldades dos deficientes visuais. Entre os participantes, o presidente do Legislativo, Fernando Krelling.

caminhada
Vereadores participaram da Caminhada dos SentidosFoto: Divulgação / Divulgação




Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaInstalação de novo semáforo na área central de Joinville é elogiada por pedestres e comerciantes   https://t.co/camaPvU2Gl #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEdital de licitação para estacionamento rotativo no Centro de Joinville continua sem prazo definido  https://t.co/Egu5VIe9j3 #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros