PSDB vence a eleição em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina - Geral - A Notícia

Versão mobile

Política 03/09/2017 | 19h10Atualizada em 03/09/2017 | 19h53

PSDB vence a eleição em Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina

Wilamir Cavassini (PSDB) e Jorge Piccinin (PP) venceram neste domingo com 41,34% dos votos válidos

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Os novos prefeito e vice-prefeito eleitos são de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina, são Wilamir Domingos Cavassini (PSDB) e Jorge Luiz Piccinin (PP). A dupla foi eleita com 4 mil votos, representando 41,34% dos votos válidos. Os demais candidatos, Celso Santin (PMDB), Vilmar Baumgratz (PT) e Altair Lavratti (PSOL), obtiveram, respectivamente, 3.586, 1.856 e 234 votos.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), não foram registrados incidentes de crime eleitoral durante as eleições suplementares deste domingo. Houve registro de duas ocorrências com urnas eletrônicas, resolvidas prontamente, sem a necessidade de votação em cédula de papel. A abstenção atingiu o percentual de 22,73%.

Essa é a 40ª prefeitura em Santa Catarina comandada pelo PSDB e é a primeira vez que o PSDB vai administrar um município de quase 18 mil habitantes, que tem a economia baseada fortemente na agricultura, principalmente na produção de soja. Wilamir Domingos Cavassini é empresário e nunca havia se candidatado anteriormente. 

— Sou muito grato à população abelardense que nos deu essa vitória nas urnas. Agora é descansar um pouco e a partir de segunda-feira já começar a planejar e a trabalhar muito para corresponder a esta confiança depositada em nós, em mim e no Jorge, pela nossa população — afirmou após a votação.

Entenda o caso

Após o indeferimento, em primeira instância, do registro de candidatura de Nerci Santin, inicialmente eleito prefeito do município em 2016, este interpôs recurso no TRE-SC, que decidiu, por maioria dar provimento ao recurso de Nerci Santin (acórdão TRE-SC nº 31.953).

Foi interposto recurso especial pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Pra Frente Abelardo Luz ao Tribunal Superior Eleitoral, que decidiu, por maioria, dar provimento ao recurso especial eleitoral e reformar a decisão do TRE-SC, restabelecendo a sentença de primeira instância. Ficaram vencidos a Ministra Luciana Lóssio e os Ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Gilmar Mendes (acórdão TSE de 19/12/2016).

Os autos subiram ao Supremo Tribunal Federal (STF), em agravo regimental interposto por Nerci Santin. O STF manteve o indeferimento de seu registro de candidatura, por entender que o candidato estaria inelegível à época da votação, em virtude de uma condenação, em 2010, por crime contra a administração pública (acórdão STF publicado em 01/08/2017).

Leia também:
Abelardo Luz, no Oeste de SC, terá eleição para prefeito e vice neste domingo

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPM limita deslocamento de viaturas em SC por falta de dinheiro para abastecimento https://t.co/82LvFkaP59 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAcidentes na BR-470 matam duas pessoas com intervalo de uma hora https://t.co/knvTd6DzOg #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca