Projeto protege mulheres contra assédio em ônibus em Itajaí - Geral - A Notícia

Versão mobile

Prevenção15/09/2017 | 19h29Atualizada em 15/09/2017 | 19h33

Projeto protege mulheres contra assédio em ônibus em Itajaí

Proposta de assentos preferenciais já passou pela primeira votação

Um projeto aprovado em primeira votação na Câmara de Vereadores de Itajaí estende a todas as mulheres o direito a assento preferencial nos ônibus de transporte coletivo, assim como é garantido a idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. A proposta, que recebeu votação unânime, é para evitar casos de assédio e abuso sexual _ como os que viraram notícia recentemente em todo o país.

Pelo projeto de lei, 70% dos assentos de ônibus passam a ser preferenciais. A justificativa assinada pelo vereador Fabrício Marinho (PPS), autor da proposta, diz que não se trata de segregar gêneros, mas “assumir que o assédio e o machismo existem”.

Não há estatísticas que comprovem a quantidade de ocorrências desse tipo em Itajaí e região, mesmo porque muitas vítimas deixam de denunciar. Mas, desde que lançou a proposta, o vereador Fabrício diz ter recebido relatos de mulheres que passaram por constrangimento no transporte público.

Para que efetivamente funcione, a ideia é ir além dos assentos reservados: a lei prevê a fixação de cartazes de conscientização e divulgação do disque-denúncia 180. Doutora em psicologia, com estudos de gênero, Ana Luiza dos Santos Julio diz que o movimento mais importante de uma lei como essa é a maneira como ela vai provocar a reflexão e a discussão sobre a violência contra a mulher.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRegime disciplinar mais rigoroso no sistema prisional está previsto para o próximo ano em Santa Catarina https://t.co/1QGOYpMPRr #LeianoANhá 4 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia¿A reforma da Previdência é a espinha dorsal do ajuste fiscal¿, afirma Zeina Latif https://t.co/tvIkhP5qXB #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca