Primavera deve ser marcada por calor e tempo seco em Santa Catarina - Geral - A Notícia

Versão mobile

Mudança de estação21/09/2017 | 16h31Atualizada em 21/09/2017 | 16h33

Primavera deve ser marcada por calor e tempo seco em Santa Catarina

Expectativa dos meteorologista é que outubro tenha chuva um pouco mais significativa para minimizar a estiagem no Estado

Primavera deve ser marcada por calor e tempo seco em Santa Catarina Felipe Carneiro/Agencia RBS
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

A primavera começa oficialmente nesta sexta-feira, às 17h02min, e segue até dia 21 de dezembro. O período deve ser de calor e ter tempo seco em Santa Catarina. A data é marcada pelo equinócio, quando a noite e o dia tem a mesma duração de horas. A partir daí, os dias começam a ser mais longos do que as noites. O fim do inverno teve a influência de uma massa de ar quente e seco, que deve permanecer no início da nova estação.

Segundo o Fórum Climático, composto por meteorologistas da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do tempo e do clima, do Instituto Federal de Sana Catarina (IFSC) e da NSC Comunicação, ao longo dos próximos três meses a previsão é de chuva abaixo da média no Estado.  

O tempo deve continuar seco em boa parte do período, com risco de queimadas frequentes. A ocorrência de temporais com granizo e ventania, que costumam ocorrer nessa época do ano, deve ser menos frequente, embora não esteja descartada. O mês com a maior possibilidade de chuva é outubro, como explica a meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram:

— Em outubro temos uma perspectiva melhor, é o período em que pode chover um pouco mais para minimizar essa situação da estiagem no Estado. 

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 20-09-2017 - Amanhã tem início, oficialmente, a primavera, a estação climática das flores.
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Já as temperaturas tendem a ficar acima da média em Santa Catarina nos próximos três meses, com exceção da primeira quinzena de outubro, quando ainda há possibilidade de uma massa de ar frio passar pelo Estado, causando diminuição das temperaturas e formação de geada fraca na Serra. 

São esperadas máximas entre 23 e 26ºC na maior parte das regiões em outubro, 25 a 30ºC em novembro e entre 27 e 32ºC em dezembro. Outro ponto observado pelos meteorologistas é a temperatura superficial do mar, que apresentou resfriamento na primeira quinzena de setembro. Essa condição deve continuar entre outubro e dezembro. 

Durante o Fórum Climático, também foram observados modelos numéricos de previsão que sinalizam o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, caso a situação seja confirmada, existe a possibilidade do fenômeno La Niña no final do ano. Segundo Gilsânia, ainda é cedo para confirmar se o fenômeno realmente vai acontecer. 

 FLORIANÓPOLIS, SC, BRASIL, 21-09-2017 - Com a chegada da primavera as ruas da cidade ficam mais coloridas. A Estação das Flores inicia, oficialmente, amanhã.
Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

Leia também:

 No último dia de inverno, relembre fatos marcantes da estação em SC

 Governo federal estuda extinguir o horário de verão


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaInstalação de novo semáforo na área central de Joinville é elogiada por pedestres e comerciantes   https://t.co/camaPvU2Gl #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEdital de licitação para estacionamento rotativo no Centro de Joinville continua sem prazo definido  https://t.co/Egu5VIe9j3 #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros