Moradores sofrem com fumaça há mais de dez dias em Barra Velha - Geral - A Notícia

Versão mobile

Fogo17/09/2017 | 18h35Atualizada em 17/09/2017 | 18h39

Moradores sofrem com fumaça há mais de dez dias em Barra Velha

Fogo em mata já foi controlado, mas fumaça ainda incomoda quem vive na região 

Moradores sofrem com fumaça há mais de dez dias em Barra Velha Divulgação/Prefeitura de Barra Velha
O fogo começou no feriado de 7 de setembro Foto: Divulgação / Prefeitura de Barra Velha

Já são mais de dez dias que a fumaça atrapalha os moradores do Bairro Vila Nova, em Barra Velha, Litoral Norte de SC. O fogo já foi instinto, mas não é o que parece, pois a fumaça ainda incomoda os moradores do local.

Leia as últimas notícias 

Neste domingo o vento forte contribuiu para que pequenos focos de incêndio voltassem aparecer, mas sem preocupação, de acordo com os bombeiros que monitoram a área.   Apesar de o fogo estar controlado a fumaça ainda incomoda os moradores da região.

A área é de reflorestamento de eucalipto. Aproximadamente um hectare foi atingido. O fogo começou no feriado de 7 de setembro. O helicóptero arcanjo dos bombeiros e outras guarnições de cidades vizinhas ajudaram no combate as chamas. A suspeita é que o incêndio tenha sido resultado da queima proposital de lixo e o como o tempo estava seco, o fogo se alastrou rapidamente. A preocupação é que a fumaça pode causar intoxicação e agravar problemas respiratórios.

Os bombeiros dizem que não tem o que fazer agora porque o problema não está em cima da terra. Eles acreditam que o que esteja queimando ainda está no meio da superfície como material orgânico - folhas e raízes.

—   A situação lá está controlada. O que está acontecendo agora é o chamado fogo em “tufo”. Não adianta jogar água. A gente joga no lugar da fumaça e o foco do fogo pode estar em outro lugar —, disse o sargento Elmo Jorge Moises.

Ainda de acordo com os bombeiros a única foram de se conter o incêndio, no momento, é revirando a terra com uma retro escavadeira, mas a falta de espaço entre as árvores dificulta o trabalho. A expectativa dos bombeiros e dos moradores aqui da região é que chova logo.

— Não tem o que fazer. Não adianta jogar água porque não apaga. Está debaixo da terra. Com uns dois dias de chuva forte isso por amenizar, porque a água penetra o solo —, fala Elmo.

* A Notícia, com informações da NSC TV


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Joinville sedia mostra de decoração com 41 ambientes a partir do dia 20 de outubro https://t.co/mdY0IksTbH #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Alexandre Herchcovitch estará em Joinville nesta terça-feira https://t.co/SjIrnLTPby #LeianoANhá 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros