Inscrições para vestibular da UFSC começam nesta terça-feira - Geral - A Notícia

Versão mobile

Universidade04/09/2017 | 16h21Atualizada em 04/09/2017 | 19h09

Inscrições para vestibular da UFSC começam nesta terça-feira

É possível inscrever-se até 4 de outubro; taxa é de R$ 125

Inscrições para vestibular da UFSC começam nesta terça-feira Marco Favero/Agencia RBS
Foto: Marco Favero / Agencia RBS

As inscrições para o Vestibular 2018 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) podem ser feitas a partir desta terça-feira, 5 de setembro, até o dia 4 de outubro através do site oficial.  As provas ocorrem nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017 e as inscrições custam R$ 125. É possível requer isenção da taca de inscrição até o dia 25 de setembro. 

Edital, as especificações e alterações desta edição do concurso, além de datas e a oferta de vagas e cursos nos cinco campi da instituição (Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville) já estão disponíveis na página.

Das 4.551 vagas oferecidas, 50% são destinadas a cotas e 22% a candidatos com deficiência – cálculo estipulado de acordo com o número de pessoas com deficiência em Santa Catarina pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as novidades estão a reserva de vagas para candidatos com deficiência, a substituição das provas de História e Geografia pela de Ciências Humanas e Sociais e alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

Alterações nas provas

Conforme anunciado no fim de maio, a UFSC ainda confirmou outras mudanças referentes às provas, aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

— As outras duas principais alterações são a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia junto da prova de História e Geografia, que tiveram o número de questões diminuído e passa a se chamar Ciências Humanas e Sociais, além do peso e da nota de corte diferenciados — explicou Maria Luíza. 

Dos 101 cursos oferecidos, 57 terão ponto de corte pré-estabelecido. A perspectiva, segundo a administração, é de que no vestibular de 2019 todas as graduações tenham essa diferenciação, o que dependerá de estudo em cada departamento. 

— Essa é uma demanda de cada curso e está relacionada à criação da disciplina de pré-cálculo, por exemplo. Pressupomos que quem escolhe engenharia tenha mais afinidade com matemática e física e, portanto, vamos exigir mais desse candidato para que ele tenha um aproveitamento melhor posteriormente — avaliou o reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier de Olivo.

A UFSC irá dar peso maior e aumentar a nota mínima exigida de disciplinas relacionadas ao curso escolhido. Além disso, as provas de História e Geografia serão substituídas por Ciências Humanas e Sociais.

Medicina em Araranguá

O curso de Medicina de Araranguá ainda não entrou no edital deste ano, pois precisa de aprovação do Ministério da Educação e entrar em consenso com o programa Mais Médicos (confira nota abaixo). A expectativa é que seja aprovado nos próximos dois ou três meses, abrindo 60 vagas para o segundo semestre de 2018. Os moradores das microrregiões administrativas do Sul que concluíram os três anos de ensino médio nas escolas da região terão direito a 20% de acréscimo na nota do vestibular a título de bônus regional.

Leia mais:

Decreto inclui alunos com deficiência em cotas de universidades e institutos federais

Vestibular 2018: UFSC anuncia mudanças em provas, pesos de disciplinas e notas para aprovação

Entenda as mudanças do Vestibular UFSC 2018


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre homem que teria sido atingido por engano durante ação do Bope em Piçarras https://t.co/kSLfGDr8QZ #LeianoANhá 45 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre homem que teria sido atingido por engano durante ação do Bope em Piçarras https://t.co/zVE0QucsQX #LeianoANhá 45 minutosRetweet
A Notícia
Busca