Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água em bairros de Joinville neste fim de semana - Geral - A Notícia

Versão mobile

Clima22/09/2017 | 16h13Atualizada em 22/09/2017 | 16h13

Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água em bairros de Joinville neste fim de semana

Com a previsão de sol e calor e alto consumo de água, medidas de contenção são sugeridas pela Companhia Águas de Joinville

Falta de chuva pode comprometer abastecimento de água em bairros de Joinville neste fim de semana Maykon Lammerhirt/A Notícia
Volume de água em alguns trechos do rio Piraí está muito abaixo do normal Foto: Maykon Lammerhirt / A Notícia
A Notícia
A Notícia

Com previsão de sol e calor para o final de semana, a expectativa é de alto consumo de água nos domicílios de Joinville, principalmente neste sábado, o que faz a Companhia Águas de Joinville alertar os moradores para o risco de queda de pressão no sistema e comprometimento do abastecimento. Os bairros da zona Sul de Joinville são os mais vulneráveis por causa da distância em relação às estações de tratamento.

A Águas de Joinville reforça o pedido de uso consciente da água em toda a cidade, contribuindo para manter o sistema de abastecimento equilibrado. Vale lembra que a escassez de chuva nas últimas semanas baixou consideravelmente os níveis do rio Piraí, que é responsável pelo abastecimento de 30% da cidade, e do Cubatão, responsável pelos outros 70%.

— Em sábados de sol, é comum que as pessoas queiram lavar calçadas e carros. O que pedimos é que a população use água apenas para o essencial — diz o gerente de água da companhia, Bruno Gentil.

Apesar da estiagem, a produção e distribuição nas duas estações de tratamento continuam normais, sem risco de racionamento. Técnicos da companhia fazem avaliações diárias da situação, mas alertam que a população tem papel fundamental nesse processo.

— Quanto mais as pessoas economizarem, mais água permanece no sistema, chegando sem problemas às regiões distante das estações de tratamento — explica Gentil.

Todos os bairros de Joinville recebem água diariamente. Porém obras, consertos, acidentes e o consumo elevado podem comprometer a distribuição. Por isso, a importância de ter uma reservação própria como prevê a Lei municipal nº 2.260/1988.  Quando o sistema está equilibrado, a caixa recebe água constantemente e mantém estável a pressão do sistema interno da residência. Quando a água na rede perde pressão, é a água do reservatório que irá suprir as necessidades dos moradores até que o sistema retorne ao normal.

Utilizar a água consciente do volume disponível é essencial para não ficar desabastecido. Em imóveis em que a caixa d’água tem o uso compartilhado, como prédios, salas comerciais e quitinetes, essa consciência deve ser ainda maior. Os técnicos da Companhia Águas de Joinville indicam um volume diário de, pelo menos, 200 litros de água por morador. Assim, numa casa onde vivem quatro pessoas, a caixa d’água deve ser de pelo menos 800 litros. Independentemente do tamanho, a limpeza deve ser feita a cada seis meses ou sempre que for necessário.

Orientações para reduzir consumo de água
— Diminuir o tempo no banho.
— Fechar a torneira enquanto se escova os dentes.
— Escovar e ensaboar toda a louça suja para depois ligar a torneira e lavar os utensílios.
— Não deixar alimentos descongelando sob a água corrente: programe-se para retirar o alimento do congelador com antecedência para que possa descongelar naturalmente.
— Corrigir vazamentos dentro de casa.
— Abolir mangueira para limpar calçadas.
— Reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal ou lavar o carro.
— Esperar juntar uma boa quantidade de roupa suja antes de encher a máquina de água.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Secretário de Planejamento fala sobre planos para desenvolver Joinville https://t.co/sKtNIAW3Ir #LeianoANhá 10 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Secretário de Planejamento fala sobre planos para desenvolver Joinville https://t.co/2z9MyUjuMR #LeianoANhá 10 horas Retweet
A Notícia
Busca