Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C - Geral - A Notícia

Versão mobile

doença silenciosa04/09/2017 | 06h00Atualizada em 04/09/2017 | 06h00

Entenda o que é, sintomas e prevenção da hepatite C

Em 2016, SC registrou 1,1 mil casos da doenças

O que é
Hepatite C é causada pelo vírus HCV. A infecção é muitas vezes assintomática, embora a infecção crônica possa levar à fibrose do fígado, que pode evoluir à cirrose, que normalmente se manifestará depois de muitos anos e, por fim, ao câncer de fígado. No Brasil, as hepatites mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. A hepatite C representa 75% das mortes por hepatites virais no país.

Transmissão
A doença é transmitida pelo sangue. Quem recebeu transfusão de sangue e/ou hemoderivados antes de 1993 pode ter a doença. Hoje, há um rigoroso controle de qualidade dos bancos de sangue, tornando mínimo o risco de adquirir a doença em transfusões.

Sintomas
O surgimento de sintomas é muito raro. Entretanto, os que mais aparecem são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito através de sorologias específicas ou de teste rápido. O resultado do teste rápido sai em 30 minutos por meio de uma gota de sangue. Caso seja reagente, necessita de testes sorológicos para confirmação. 

Tratamento
Após o resultado positivo, o médico indicará o tratamento adequado. O tratamento para hepatite C está disponível gratuitamente no SUS.

Prevenção
Não há vacina contra a hepatite C. Por isso, o melhor método é a prevenção. As indicações são: não compartilhar escovas de dente, lâminas, tesouras e outros objetos de uso pessoal, além de seringas e instrumentos de consumo de drogas injetáveis/inaláveis. Incentiva-se também o uso de instrumentos próprios de manicure/pedicure ou a correta esterilização desses materiais.

Fonte: Dive/SC

Leia também:
Nova campanha defende teste de detecção de hepatite C para todos os pacientes acima de 40 anos
SUS incorpora quatro remédios para tratamento da hepatite C
Teste que agiliza identificação de HIV e hepatite C passa a ser obrigatório em todos os bancos de sangue do país
Hepatites virais: saiba como se prevenir

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPresidente quer deixar o JEC mais "saudável" até o fim de sua gestão https://t.co/uwECdILqMz #LeianoANhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrimeiro encontro de gêmeos de Joinville será realizado no dia 27 https://t.co/ryyZk6tRRZ #LeianoANhá 9 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros