Temperaturas despencam no Norte e Planalto Norte de SC  - Geral - A Notícia

Versão mobile

Frio18/07/2017 | 15h09Atualizada em 18/07/2017 | 15h12

Temperaturas despencam no Norte e Planalto Norte de SC 

São Bento do Sul apontou -0°C por volta das 7 horas.  Em Joinville, fez mínima de 7,7°C

Temperaturas despencam no Norte e Planalto Norte de SC  Salmo Duarte/Agencia RBS
A pequena Maria Gabriela, de seis meses, aproveitava o aconchego do colo da mãe Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Gabriela Florêncio
Gabriela Florêncio

gabriela.florencio@an.com.br

A região Norte de Santa Catarina amanheceu gelada nesta terça-feira. O termômetro do calçadão de São Bento do Sul apontou -0°C por volta das 7 horas, mas durante a madrugada a temperatura chegou a 0,7ºC.

55 cidades de Santa Catarina registram temperaturas negativas nesta terça-feira 
Sete cidades catarinenses tiveram registro de neve na segunda-feira

Algumas cidades do Planalto Norte marcaram números negativos, como Canoinhas – 1,6°C e Porto União com -2,2°C. Em Joinville, fez mínima de 7,7°C. A cidade da região onde mais fez frio foi em Monte Castelo, registrando a temperatura de -2,6ºC.

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS


O nascer do sol desta terça foi o mais frio registrado neste ano em Santa Catarina. Mas, ainda assim, os moradores da região não acordaram com a paisagem da geada, como indicava a previsão do tempo. Apesar disso, segundo o meteorologista do Epagri/Ciram Clovis Corrêa, o frio deve se manter pelos próximos dias e é possível que a madrugada desta quarta-feira seja bastante gelada em todo o Estado.

Não há mais chance de neve em Santa Catarina esta semana
Com -7,4ºC, Bom Jardim da Serra registra menor temperatura do Brasil em 2017

- O frio intenso deve permanecer por mais três a quatro dias. No Norte, pode haver geada entre terça e quarta-feira. A temperatura deve começar voltar a subir, provavelmente, entre quinta e sexta-feira – ressalta.

A pequena Maria Gabriela, de seis meses, aproveitava o aconchego do colo da mãe, Ingrid de Oliveira, 37 anos, enrolada em um cobertor. Enquanto o termômetro marcava -0,0°C em São Bento, a menina divertia-se em sua primeira experiência de frio intenso, entre um olhar e outro para a câmera da reportagem. Mãe e filha foram surpreendidas com o clima gelado durante a segunda-feira, já que o final de semana na região foi de temperaturas mais quentes.  

- É a primeira vez que a Maria tem contato com um frio desses. Hoje precisávamos ir ao médico, não teve como não sair de casa, e o frio veio bem de repente – afirma.

De acordo com o meteorologista, a queda brusca da temperatura em um curto período de tempo ocorreu por causa de uma frente fria que chegou ao Estado seguida de uma massa de ar polar. Em Santa Catarina, 55 cidades registram temperaturas negativas nesta terça-feira. Apesar do frio, o tempo deve ficar firme na região Norte durante a semana, com predominância de sol.

- Essa situação foi responsável pelo ar gelado em SC. Em poucas horas, a temperatura que estava elevada caiu bruscamente e com intensidade – pontua.

Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS



A mudança no tempo exigiu que Ana Carolina Simão Maia, 20 anos, se adaptasse rapidamente ao frio. Segundo ela, aguentar o clima gelado da noite de segunda foi tarefa árdua. A jovem acendeu o fogão a lenha em casa para espantar o frio e para dormir ligou o condicionador de ar no modo quente.

- A gente tá se acostumando ainda porque fez frio de repente, mas eu gosto muito do frio – comentou.

Quase na divisa de Joinville com Campo Alegre, Diego Soares gravou vídeo com gotas de chuva misturadas a pequenos grãos de gelo que caíram na região. Em Calmon, próximo a Caçador, por volta das 21 horas desta segunda-feira, o soldado Michael Borges, da Polícia Militar Rodoviária, fez o registro de uma neve bem fininha na SC-135. O fenômeno durou tão pouco tempo que nem chegou a se acumular na rodovia.

Temperaturas do amanhecer registradas na região Norte:

 Joinville: 7,7
Jaraguá do Sul: 6,3
Garuva: 8,0
Schroeder: 7,2
Corupá: 3,8
Rio Negrinho: -0,9
Major Vieira: -2,0
Campo Alegre: 0,9
Canoinhas: -1,5
Monte Castelo: -2,6
Canoinhas: -1,6
São Bento do Sul: 0,7
Papanduva: -2,2
Porto União: -2,2
Matos Costa: -2,5
Monte Castelo: -2,6

Previsão para os próximos dias:

Quarta-feira: o tempo será estável e ensolarado no Estado. As temperaturas seguem baixas e há previsão de mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste aos Planaltos e nas partes altas da Grande Florianópolis Serrana.

Temperatura:
Joinville: Mínima 9° / Máxima 19°
Jaraguá do Sul: Mínima 9° / Máxima 19°
São Bento do Sul: Mínima 1° / Máxima 12°
Campo Alegre: Mínima 1° / Máxima 12°
São Francisco do Sul: Mínima 9° / Máxima 18°

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPessoas com deficiência física e motora ainda enfrentam desafios na acessibilidade em Joinville  https://t.co/TO0F1PSsgj #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSenai inaugura novos institutos em Joinville nesta quinta-feira https://t.co/N804BC87Rv #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros