Santa Catarina tem nove rios em estado de emergência ou alerta para estiagem - Geral - A Notícia

Versão mobile

Pouca chuva14/07/2017 | 12h48Atualizada em 14/07/2017 | 16h14

Santa Catarina tem nove rios em estado de emergência ou alerta para estiagem

Situação é mais crítica no Sul, no Planalto Norte e no Oeste do Estado

Diário Catarinense
Diário Catarinense

As três primeiras semanas do inverno foram marcadas pelo baixo índice pluviométrico em Santa Catarina. Apesar de comemorados, os dias ensolarados têm um preço: nove rios catarinenses estão em estado de emergência ou alerta por conta da estiagem. Orleans, Forquilhinha, Concórdia, Chapadão do Lageado, Guaraciaba, Rio Negrinho, Passos Maia, São Martinho e Canoinhas são as cidades afetadas, conforme o aviso hidrológico emitido pela Epagri Ciram na manhã desta sexta-feira, 14.

São cinco rios em situação de emergência — dois deles em medição negativa, inclusive, que indica nível abaixo da estaca fixada na margem ("régua seca", conforme os especialistas) — e outros quatro em alerta. Oito deles, no momento, estão em condição estável. Somente a medição na estação da Casan em Canoinhas é que continua em queda. 

A perspectiva, no entanto, é negativa, já que não há previsão de chuva significativa para o Estado nos próximos dias. Segundo o hidrologista da Epagri, Guilherme Xavier de Miranda Júnior, a situação já impacta no abastecimento e na indústria de algumas localidades, como em São Martinho, Tijucas e Coronel Passos Maia. 

— Essa condição é justificada pela baixa precipitação nesse mês de julho. Faz 10, 15 dias que não chove. Além disso, não existe perspectiva de precipitação na próxima semana. Isso tende a se agravar. Há locais onde a condição já está muito além de uma vazão outorgável, que é determinada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O impacto é direto no abastecimento e na indústria — explica o engenheiro agrônomo.

A Epagri Ciram continuará emitindo dois avisos hidrológicos por dia acerca da situação — um pela manhã e outro pela tarde. É possível acompanhar pelo site

Veja no mapa da Epagri a situação dos rios em SC

Foto: Reprodução / Epagri Ciram

Leia também:
Produtores de arroz e estudantes recuperam a mata ciliar no Sul de SC

Santa Catarina recebe mais 33,1 mil doses de vacina pentavalente

Leão-marinho surpreende surfistas fazendo pose para fotos na praia da Galheta

 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros