Saavedra: Vereador sugere espaço cultural na casa onde LHS morou em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

Portal05/07/2017 | 09h44Atualizada em 05/07/2017 | 10h39

Saavedra: Vereador sugere espaço cultural na casa onde LHS morou em Joinville

Iniciativa seria em parceria com os familiares do ex-governador

Instituto LHS 

Rodrigo Coelho (PSB) está sugerindo à Prefeitura de Joinville a criação de um espaço cultural aberto ao público na residência onde Luiz Henrique da Silveira morou. A iniciativa seria em parceria com os familiares do ex-governador, falecido em 2015, e também com o governo do Estado e o Iphan. 

A casa fica no bairro Boa Vista, bairro onde não há nenhum espaço cultural.  A residência está na rua Erardt Wetzel, lateral da rua Helmuth Falgatter. Desde que LHS morreu, em maio de 2015, a família não mora mais na casa.

 As regionais

No debate sobre o futuro das SDRs, travado ontem na Assembleia, Kennedy Nunes (PSD) lembrou que estruturas criadas por Luiz Henrique no governo do Estado foram baseadas nas regionais da Prefeitura, também de iniciativa dele. ¿Depois, vieram os outros prefeitos e elas ficaram obsoletas, ficaram as subprefeituras, em número menor¿, alegou Kennedy, segundo a assessoria da Assembleia. 

  Desde 1977

Curiosamente, foi um peemedebista, Udo Döhler, que reduziu as regionais de 14 para oito, em 2013, criando as subprefeituras. O modelo vinha desde 1997, quando o prefeito LHS criou nove secretarias regionais (outras foram criadas em anos seguintes), em substituição às administrações regionais, existentes desde 1977 (LHS também era prefeito). 

 Os nomes

Pelo que o pessoal conta por aí, Udo Döhler tem sido claro em defender pelo menos duas candidaturas a deputado estadual pelo PMDB de Joinville em 2018. Os nomes são Fernando Krelling e Rodrigo Fachini, este pré-candidato há tempos. O secretário Roque Mattei é um dos cotados para 2020. 

Pelo telefone

Na tela do celular de Udo Döhler, estão informações sobre o nível dos reservatórios da Águas de Joinville, em tempo real – eventuais oscilações para baixo identificam onde está faltando água. Os estudantes da escola Annes Gualberto, do Iririú, também ficaram sabendo de outras ações que são acompanhadas pelo telefone. 

 Ainda sem os valores

Não foram apontados os valores extras para as duplicações das BRs 280 e 470 no encontro de ontem da bancada de senadores e deputados catarinenses com o ministro Moreira Franco (Secretaria-geral da Presidência). O anúncio será feito somente no dia 12, quando o governo Temer lança o Avançar Brasil, espécie de novo PAC. 

R$ 300 milhões?

 A expectativa é de que cada uma das rodovias receba R$ 300 milhões. No caso da 280, é mais do que o triplo do previsto para 2017. Esse repasse será usado nos lotes em obras entre Jaraguá e Guaramirim. Para o trecho entre São Francisco e Araquari, será necessário um montante maior.

No próprio carro

Candidato a vereador em Joinville, não eleito, foi alvo de reclamação na Justiça Eleitoral porque colocou adesivos de campanha em seu próprio veículo. Como o carro estava em nome de empresa dele, a situação poderia ser apontada como doação indireta de pessoa jurídica, o que é proibido. A Justiça Eleitoral não considerou a conduta como irregular e arquivou a queixa. 

Atrás de moradia

A Secretaria de Habitação de Joinville anda procurando novo imóvel para se instalar. 

NAS RUAS RECAPEADAS

Um dos questionamentos do Ministério Público em relação ao Plano de Mobilidade, as ciclofaixas estão sendo adotadas em parte das ruas recapeadas em Joinville, como na Campos Salles. O plano prevê 730 km de vias para bicicletas até 2025, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Hoje, a cidade tem perto de 150 km dessas vias. 

Mexidas

Um dos temas tratados por Udo e os vereadores do PMDB na manhã de ontem foi a apresentação de projetos de mudanças na LOT na Câmara. O prefeito só citou a situação, sem fazer nenhum pedido, e foi informado sobre determinadas turbulências nas comissões técnicas. 

  Cargos

Como na reunião anterior, o tema dos cargos não foi tratado, até porque não tem adiantado muito quando a conversa é em grupo. E ontem parecia que os vereadores do PMDB tinham algo mais a dizer, mas acabaram preferindo ficar ouvindo o prefeito. 

 Buracos

Uma das demandas em atendimento pela Defensoria Pública de Santa Catarina em Joinville são os prejuízos causados pelos buracos em ruas e calçadas. São três ações neste ano – mas há outros processos abertos em duas das varas da Fazenda Pública, com várias intimações nos últimos dias. Os casos envolvem motoristas de automóveis, motociclistas e pedestres. 

 PA Sul

Na sexta, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, deverá visitar Joinville para autorizar a liberação de recursos para a Prefeitura retomar a obra do PA Sul. Os trabalhos haviam começado antes de o município ter providenciado toda a documentação. 

 Relevância

Depois de Ninfo König (PSB) reclamar do que considera exagero nas apresentação de indicações pelos vereadores de Joinville, ontem foi a vez de Maurício Peixer (PR) cobrar mais relevância das moções sugeridas no Legislativo: para ele, em determinados casos, bastaria envio de correspondência pelos gabinetes às pessoas ou entidades. 


Leia mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notas de Jefferson Saavedra 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCentenas de pessoas aproveitam a 9º Stammtisch de Joinville https://t.co/RC5NH430rQ #LeianoANhá 7 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinville registra dois homicídios no início deste sábado https://t.co/VzXtfTfaHj #LeianoANhá 8 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros