Saavedra: número de médicos cresce 30% na década em Joinville  - Geral - A Notícia

Versão mobile

Portal24/07/2017 | 06h00Atualizada em 24/07/2017 | 06h00

Saavedra: número de médicos cresce 30% na década em Joinville 

Avanço na categoria em Joinville não se repete do SUS

Joinville tem recebido uma média de 50 novos médicos por ano nesta década, iniciada em 2011, com uma escalada nos últimos 18 meses, com o cadastro de mais 154 profissionais. Hoje, são 1.415 médicos em atividade em Joinville, incluindo os residentes, conforme dados de junho do Ministério da Saúde por meio do Datasus. 

Leia mais notícias de Joinville e região
Confira outras notas de Jefferson Saavedra

A categoria tem crescido com mais velocidade do que a população, com avanço de 30% em um intervalo no qual a população cresceu 10% (foi usada a estimativa populacional do ano passado, a de 2017 ainda não foi divulgada). 

O contingente de médicos com atendimento pelo SUS praticamente se manteve inalterado desde o final de 2010, passando de 867 para 876 profissionais, sendo que maioria esmagadora de quem atende pelo SUS está vinculada à rede municipal de saúde. Assim, a proporção de médicos que atendem pelo SUS caiu de 80% para 62% desde 2011.

 Um curiosidade na listagem do Datasus: a liderança na categoria em quantidade de profissionais ainda está com os clínicos -gerais, mas o número desses médicos em Joinville caiu 12% e hoje são 411. A pediatria, surpreendentemente – devido à queixa de escassez no mercado –foi uma das áreas com maior expansão nesta década na cidade. 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRegime disciplinar mais rigoroso no sistema prisional está previsto para o próximo ano em Santa Catarina https://t.co/1QGOYpMPRr #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia¿A reforma da Previdência é a espinha dorsal do ajuste fiscal¿, afirma Zeina Latif https://t.co/tvIkhP5qXB #LeianoANhá 3 horas Retweet
A Notícia
Busca