Saavedra: Liberação de dinheiro do porto de São Francisco para obra na BR-280 causa impasse - Geral - A Notícia

Versão mobile

Portal07/07/2017 | 13h30Atualizada em 10/07/2017 | 14h18

Saavedra: Liberação de dinheiro do porto de São Francisco para obra na BR-280 causa impasse

Políticos argumentam que trabalho trará benefícios ao terminal portuário

Saavedra: Liberação de dinheiro do porto de São Francisco para obra na BR-280 causa impasse Maykon LammerhirtA/Agencia RBS
Obras são medida paliativa enquanto a duplicação está longe de ser concluída Foto: Maykon LammerhirtA / Agencia RBS

Líder do governo, Darci de Matos (PSD) acredita na possibilidade de reversão da posição da Antaq de não concordar com a transferência de recursos do porto de São Francisco do Sul para o governo do Estado para a realização de melhorias na BR-280. Relator do projeto de mudança na gestão do terminal, o deputado acredita que é possível usar parte do montante no alargamento da BR-280 em Araquari.

— Afinal, se trata de acesso ao porto, é investimento no terminal — diz Darci.

A Antaq já está sendo procurada pelo governo do Estado. Se a estratégia não der certo, a tentativa será alargar os 11 km com recursos do próprio Estado. O deputado lembra da aprovação recente de financiamento de R$ 1,5 bilhão para Santa Catarina, sendo R$ 800 milhões para a infraestrutura e o restante para as prefeituras (Fundam). .

Leia mais notícias de Joinville e região.
Confira outras notas de Jefferson Saavedra 

Operadores portuários
Em documento protocolado na terça na Antaq, depois, portanto, de a agência ter se manifestado contra a transferência de verbas do terminal para o Estado, o Sindicato dos Operadores Portuários de São Francisco do Sul defendeu a permanência dos recursos no próprio porto: se os recursos caírem na ¿vala comum¿ do orçamento estadual, ¿por melhor que seja a intenção¿, seria desvio de finalidade, segundo a entidade. 

Hora da transição
O comunicado dos operadores portuários cita uma série de dispositivos legais que impediria a transferência do dinheiro do porto e aborda a necessidade de investimentos no terminal. Para a entidade, o Estado está querendo aproveitar momento de transição da gestão para criar um ¿dispositivo genérico¿ para a liberdade no uso dos recursos.

Deixou antes
O prefeito de São Francisco Sul, Renato Gama Lobo, discorda do posicionamento da Antaq em relação ao uso de recursos do porto no BR-280 e envia resolução da própria agência, de 2014, permitindo uso de recursos do porto de Paranaguá (PR) em pavimentação de vias de acesso ao terminal. 

— A 280 é o único acesso via terrestre ao porto e a terceira pista em trechos da rodovia representa investir no desenvolvimento portuário — alega.


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Novo bloco do CCT da Udesc está na fase final de obras https://t.co/00zq4IWFhe #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Mostra de arquitetura será realizada em casa antiga da rua Aquidaban, em Joinville  https://t.co/AugrJt6WY1 #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros