Previsão é de geada generalizada em Santa Catarina nesta quarta - Geral - A Notícia

Versão mobile

Frio em SC18/07/2017 | 19h58Atualizada em 18/07/2017 | 20h51

Previsão é de geada generalizada em Santa Catarina nesta quarta

Fenômeno deve ser visto inclusive em cidades como Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau

Previsão é de geada generalizada em Santa Catarina nesta quarta Cristiano Estrela/AgênciA RBS
Fenômeno deve ser visto principalmente em áreas de baixadas no nascer do sol Foto: Cristiano Estrela / AgênciA RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Quem está curtindo o frio pode comemorar, porque as temperaturas devem continuar baixas em Santa Catarina nesta quarta-feira. Além do frio, o sol deve predominar e a previsão é de geada generalizada pelo Estado, inclusive em pontos do litoral. Nos próximos dias, porém, as temperaturas devem começar a subir gradativamente em SC. 

O meteorologista do Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, Marcelo Martins reforça que a previsão é de que o fenômeno aconteça em todas as regiões do Estado e em cidades como Florianópolis, Criciúma, Joinville e Blumenau:

— Não vai dar geada no meio da cidade, no asfalto, mas nas áreas de baixadas como Ratones, áreas verdes do Córrego Grande, em Florianópolis, ou nos pontos mais altos. Será uma geada rápida e fraca nestes locais, então vai dar para ver no nascer do sol, momento que a temperatura está mais baixa.

Nas áreas altas do Planalto Norte, Serra, Grande Florianópolis serrana é para ter uma geada de moderada a forte, mas nos pontos do Vale do Itajaí e litoral será fraca. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, o céu aberto com ausência de vento, baixa umidade e frio são propícios para essa geada ampla em SC. E confirma que será mais fácil ver o fenômeno em baixadas, devido ao ar frio que é mais pesado.

— A previsão é de temperaturas ao amanhecer muito próximas do que foi no começo de terça, com negativas no Planalto ao Oeste.

Na quinta-feira também é previsto a formação de geada, porém mais pontual, principalmente no Planalto e áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Já na sexta, as temperaturas devem subir gradativamente, mas ainda pode ter geada no Meio-Oeste e Serra. 

Frio pode voltar com força na semana que vem

Martins afirma que a próxima semana deve ter mais uma massa de ar frio em SC, que deve ter se instalar no Estado principalmente entre terça e quarta-feira.

— Na verdade o frio não vai deixar o Estado, só vai diminuir [a partir desta quarta-feira]. Depois vem outra massa de ar frio e voltam a cair as temperaturas — diz.

Ele não descarta a possibilidade de neve, mas afirma que em toda a massa de ar polar, depois de uma frente fria, pode haver essa probabilidade. Lembra ainda que essas massas de ar frio são comuns em julho.

Puchalski afirma que até o final de julho deve chover pouco e o que preocupa é a estiagem. O meteorologista diz que ainda teremos algumas massas de ar frio, mas não com muita frequência, fazendo com que o inverno seja considerado entre normal e ameno.

Confira a previsão para o Estado nos próximos dias


Quarta-feira
Tempo segue firme, com nevoeiros isolados na madrugada e amanhecer, com sol em todas as regiões SC. Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste aos Planaltos e nas partes altas da Grande Florianópolis Serrana; com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral catarinense.

Quinta-feira
Formação de nevoeiros isolados na madrugada e à noite, com predomínio de sol e poucas nuvens no decorrer do dia em SC. Temperaturas baixas em todo o Estado, com formação de geada especialmente no Planalto e áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No decorrer do dia a temperatura sobe gradativamente. Durante à tarde, temperaturas se aproximam dos 20ºC a 22ºC em boa parte das cidades.

Sexta-feira
Presença de sol, com mais nuvens à tarde, especialmente no Litoral Norte e Grande Florianópolis. Formação de nevoeiros na madrugada e amanhecer. Na madrugada e amanhecer temperatura baixa com geada nas áreas altas do Meio-Oeste e Planalto Sul. Mas termômetros devem subir e podem marcar até 25°C à tarde. 

Fonte: Epagri/Ciram e Leandro Puchalski

Leia também:

Sete cidades catarinenses tiveram registro de neve na segunda-feira

Pelo menos 55 cidades catarinenses registram mínima abaixo de 0°C

Com -7,4ºC, Bom Jardim da Serra marca a menor temperatura do Brasil

Não há mais chance de neve nesta semana em Santa Catarina

Vídeo: neve é registrada em Irani, no Meio-Oeste de SC

Vídeo: chuva congelada é registrada no Centro de São Joaquim

Previsão é de geada em todas as regiões de SC na quarta-feira 

SC registra chuva congelada e neve nesta segunda-feira

Com -7,4ºC, Bom Jardim da Serra registra menor temperatura do Brasil em 2017

Vai pegar a estrada para a Serra de SC? Veja essas dicas para viajar com segurança


A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros