Nova regra do Fies prevê desconto no salário do recém-formado, diz jornal - Geral - A Notícia

Versão mobile

Educação05/07/2017 | 11h56Atualizada em 05/07/2017 | 11h56

Nova regra do Fies prevê desconto no salário do recém-formado, diz jornal

Desconto deve ser de 30% direto no contracheque. Mudança deve ser anunciada na quinta-feira

Nova regra do Fies prevê desconto no salário do recém-formado, diz jornal Júlio Cordeiro/Agencia RBS
Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Está previsto para quinta-feira (6) o anúncio do governo de Michel Temer de um novo modelo do programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As regras serão mais duras para quem necessita de empréstimo para pagar as mensalidades da faculdade. As informações são do jornal Folha de S.Paulo

Estudantes que precisam do financiamento terão de autorizar, no momento da assinatura do contrato, o desconto de até 30% dos salários que receberão após formados, para devolver o empréstimo ao governo. A regra atual dá um ano e meio após a formatura para começar a pagar o empréstimo. Na nova forma, começará mais cedo. 

O motivo da mudança na cobrança seria a inadimplência dos ex-alunos. Se a pessoa não conseguir emprego após a formatura, o governo ainda terá de definir prazo – que deve ser de alguns meses – para acionar as garantias.

Ainda conforme apuração da Folha, em 2018, serão ofertadas em torno de 300 mil vagas pelas novas regras. Para o segundo semestre de 2017, ainda no modelo atual, são cerca de 75 mil.

Há outra mudança para 2018: o aluno já saberá o valor total do empréstimo para pagar o ensino superior. Isso porque o contrato será para todo o período. Atualmente, o financiamento é renovado a cada semestre e segue o reajuste das mensalidades.

Contatado pela reportagem do Diário Catarinense, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Fies, disse que apenas o Ministério da Educação se pronunciará sobre as mudanças. O MEC, por sua vez, afirmou apenas que a pasta "vai divulgar as informações sobre o fies e a data de anúncio em breve", sem confirmar se será nesta quinta-feira. 

Leia também:
Ministro da Educação diz que vai reformular o Fies e admite fim do Ciência sem Fronteiras

Após atraso, Fies abre inscrições para 150 mil financiamentos

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJosé Beltrame: "Hoje, os presídios são home offices do crime" https://t.co/r5tVLoGtV2 #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProjeto entrega bonecos de pano a crianças com câncer no Hospital Infantil de Joinville https://t.co/Tou30aiUgE #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros