Entenda a diferença entre nevoeiro e neblina - Geral - A Notícia

Versão mobile

Fenômenos meteorológicos11/07/2017 | 09h20Atualizada em 11/07/2017 | 16h02

Entenda a diferença entre nevoeiro e neblina

É a visibilidade que difere esses dois tipos de ocorrências, comuns no inverno

Entenda a diferença entre nevoeiro e neblina Cristiano Estrela/Agência RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

A terça-feira, 11, começou com a presença de nevoeiro intenso em Santa Catarina. A Serra, a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e o Norte do Estado foram as localidades que registraram o fenômeno meteorológico, bastante comum no inverno. A nebulosidade, que causou o fechamento temporário de dois aeroportos no Estado, é comumente confundida com a neblina.

De acordo com a técnica em meteorologia do Grupo RBS, Bianca Souza, é a visibilidade — inferior ou superior a 1 km — que difere o nevoeiro da neblina. Confira as explicações da especialista para cada um deles:

O nevoeiro, também conhecido por cerração ou nevoaça, é uma nuvem que tem sua base muito próxima ao solo, afetando diretamente na redução da visibilidade, que fica menor do que 1 km. Esse fenômeno é muito comum no inverno, principalmente nos dias de ar seco, baixa temperatura e ausência de vento. 

Já neblina, também conhecida por névoa ou bruma, é a mesma nuvem, se forma do mesmo modo, e também tem sua base próxima ao solo. A diferença está na visibilidade, que nesta fica superior a 1 km.

Com a passagem de uma frente fria no fim da tarde desta terça, somada à entrada do vento Sudeste, as chances de o nevoeiro intenso acontecer novamente na manhã de quarta-feira, 12, são bastante pequenas. É o que acredita a meteorologista da Epagri Ciram, Laura Rodrigues. 

— A condição deve ser alterada com a passagem dessa frente fria pelo litoral, porque a temperatura deve diminuir um pouco. Nos últimos dias, a temperatura mais elevada favoreceu essa condição. Para se ter ideia, a máxima para amanhã é de 23ºC [hoje é 28ºC] — indica. 

Leia também:
Esclareça dúvidas sobre neve, frio e outros fenômenos em Santa Catarina

Nevoeiro fecha aeroportos nesta terça-feira em Santa Catarina

Terça-feira será de sol entre nuvens e temperaturas de até 28ºC em SC




 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros