Câmara de Vereadores de Itajaí terá sessão extraordinária para votar a Guarda Armada - Geral - A Notícia

Versão mobile

Com urgência18/07/2017 | 10h44Atualizada em 18/07/2017 | 10h52

Câmara de Vereadores de Itajaí terá sessão extraordinária para votar a Guarda Armada

Projeto sofreu alterações para reduzir custos de implantação

A Câmara de Vereadores de Itajaí fará hoje uma sessão extraordinária para votar alterações na lei que instituiu a Guarda Municipal. Aprovada há dois anos, a legislação não foi colocada em prática por falta de dinheiro na prefeitura. Agora, o prefeito Volnei Morastoni (PMDB) quer tirar a corporação do papel _ mas não sem antes fazer mudanças que garantam o orçamento mais enxuto do que o previsto anteriormente.

O número de contratações iniciais, por exemplo, foi reduzido a menos da metade. Serão entre 50 e 60 na primeira turma. Ainda assim, a Guarda Municipal deverá custar aos cofres públicos cerca de R$ 5 milhões ao ano, somente em salários.

A prefeitura pretende firmar parcerias e convênios para reduzir custos. Tenta receber os armamentos como doação de outras forças de segurança, e terá apoio do Estado para a formação dos guardas, que será feita na Academia da Polícia Civil em Florianópolis.

Entre as alterações mais significativas na lei da Guarda Municipal está a exclusão da possibilidade dos atuais agentes de trânsito passarem para a categoria de guardas, sem concurso público. Segundo o secretário de Segurança, Francisco José da Silva, a troca de funções seria inconstitucional.

O governo tem pressa na aprovação do projeto porque prometeu lançar o edital para contratar a empresa que vai elaborar o concurso público ainda este mês. Feito o concurso público, os novos guardas terão 836 horas de treinamento e um estágio de um mês no 1º Batalhão da Polícia Militar.

Guarda na rua, mesmo, só no segundo semestre do ano que vem.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPRF apreende 30 mil maços de cigarros contrabandeados na BR-282, no Meio-Oeste de SC https://t.co/2GjvBXeb1z #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConheça Matheus Song, o joinvilense eleito Mister Brasil 2017 https://t.co/XQaDCtibNX #LeianoANhá 2 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros