Ministério e indústria de alimentos fecham novo acordo para redução de sódio - Geral - A Notícia

Versão mobile

Alimentação13/06/2017 | 13h41Atualizada em 13/06/2017 | 14h37

Ministério e indústria de alimentos fecham novo acordo para redução de sódio

Alvo dessa nova investida são os pães e massas instantâneas

Ministério e indústria de alimentos fecham novo acordo para redução de sódio Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Indústria de Alimentos assinaram um novo acordo para redução de teores de sódio em pães, bisnaguinhas e massas instantâneas. Para pães de forma, a meta é que, entre 2017 e 2020, o teor máximo do nutriente caia de 450 mg para 400 mg a cada 100 gramas do produto. No caso das bisnaguinhas, a queda será de 388 mg para 350 mg, também a cada 100 gramas do alimento. Para as massas instantâneas, a previsão é de que até 2018 o teor máximo de sódio seja de 1840 mg a cada 100 gramas.

Essa é a segunda vez que os três alimentos são alvo de um pacto para redução de sódio. Eles integram o acordo entre a pasta e a indústria de alimentos de 2011, com 30 categorias de produtos. Segundo o governo, a parceria trouxe uma redução de 70 mil toneladas de sódio nos alimentos.

Leia mais:
Saiba como usar ervas que ajudam a reduzir o consumo de sal
Empresas retiraram mais de 14 mil toneladas de sódio de alimentos desde 2011
Indústrias buscam reduzir quantidade de sódio e manter sabor dos alimentos

O brasileiro consome em média 12 gramas de sódio por dia, mais do que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O consumo excessivo do nutriente aumenta o risco de hipertensão, diabetes e obesidade.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaVídeo: Conselheiros oficializam nomes da chapa que quer assumir o JEC https://t.co/p1EtHSpYPr #LeianoANhá 3 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConselheiros oficializam nomes da chapa que quer assumir o JEC https://t.co/uvw0dliqbj #LeianoANhá 5 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros