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Mudanças13/06/2017 | 17h47Atualizada em 13/06/2017 | 18h28

Latam começa a cobrar por malas e alimentos em voos no Brasil; saiba como vai funcionar o novo sistema

Empresa garante que preços das passagens serão mais competitivos, já que medidas permitem ao cliente pagar apenas pelo que deseja adquirir

Latam começa a cobrar por malas e alimentos em voos no Brasil; saiba como vai funcionar o novo sistema LATAM/Divulgação
Foto: LATAM / Divulgação
Diário Catarinense
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A Latam Airlines estreará por aqui a nova política que a empresa anunciou em novembro de 2016 para os seus seis mercados domésticos. O Brasil será o quinto país a implementar os novos serviços e produtos, que, segundo a companhia, tem o diferencial de "permitir ao cliente escolher como viajar e pagar apenas pelo que deseja adquirir". 

Todas as alterações serão feitas de forma gradual ao longo das próximas três semanas para que os passageiros possam se adaptar.

Mercado Latam

Entre as mudanças, está um novo serviço de bordo para compra de bebidas e alimentos nos voos domésticos no país, inclusive nas viagens mais curtas, de até uma hora de duração. Batizado de Mercado Latam, o serviço no Brasil contará com um cardápio de 52 produtos. A previsão é de que o cardápio seja renovado duas vezes ao ano, com manutenção dos produtos mais bem aceitos e melhor avaliados pelos clientes.

A oferta de comida fresca contará com sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces, menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros.

Os produtos poderão ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$ 4, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$ 14, com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito — Visa ou Mastercard.

"Esta nova forma de viajar traz muito mais liberdade para o cliente decidir como quer voar, pagando pelos serviços adicionais que quiser e selecionando a tarifa que se ajuste melhor às suas necessidades. Com isso, esperamos que mais clientes possam começar a voar, ampliando dessa forma o acesso ao transporte aéreo, com tarifas mais econômicas, além de mais e melhores opções para o passageiro¿, afirmou, em comunicado, Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Brasil. ¿O Grupo projeta ampliar em 50% a quantidade de passageiros transportados até 2020, consolidando o avião como um meio de transporte massivo na região e estimulando o crescimento econômico dos mercados onde opera.¿

Novos perfis de tarifas

A compra de passagens aéreas domésticas seguirá um novo modelo de perfis tarifários, o que, de acordo com a empresa, dará mais flexibilidade para o consumidor escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente deseja adquirir na sua viagem. São quatro opções: Promo, Light, Plus e Top.

A tabela a seguir (fornecida pela própria Latam) mostra quais serão os perfis de tarifas domésticas e seus respectivos pacotes de benefícios inclusos. Durante o lançamento, o serviço de reserva de assento estará disponível em caráter promocional para as tarifas Promo e Light.

Compra antecipada da primeira bagagem

A cobrança da primeira bagagem em voos domésticos da Latam no Brasil será de R$ 30 para compras antecipadas, feitas no momento da emissão do bilhete. Para compras realizadas a qualquer momento antes do voo, pelo site latam.com, call center, agências, aplicativo ou durante o web check-in, o valor será de R$ 50. Já para as compras feitas no balcão de check-in, lojas ou totens de aeroportos, o valor será de R$ 80.

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