Barcos industriais conseguem autorização na Justiça para pescar tainha - Geral - A Notícia

Versão mobile

Pesca15/06/2017 | 16h34Atualizada em 15/06/2017 | 17h57

Barcos industriais conseguem autorização na Justiça para pescar tainha

Burocracia em Brasília, no entanto, atrasa emissão das licenças

Sete barcos industriais da frota de cerco que não foram sorteados para a safra de tainha pelo Ministério da Agricultura conseguiram liminar na Justiça para receber a licença. O argumento utilizado pelos armadores foi a escolha por sorteio e a limitação por volume de embarcação, que reduziu pela metade o número de autorizações previsto.

Mas a burocracia na gestão pesqueira em Brasília é tanta que até agora apenas um desses barcos que tiveram decisão judicial favorável está autorizado. Os outros seis ainda aguardam emissão da licença na Secretaria Nacional de Pesca.

Para provar que o mar não está mesmo para peixe no setor pesqueiro, os barcos que estão trabalhando na captura relataram que a mudança repentina de temperatura afastou os cardumes da costa. As tainhas estão sendo capturadas em alto-mar, a uma distância de 20 milhas, o que torna a pesca bem mais difícil e dispendiosa. 

Silêncio 

A Frente Parlamentar Catarinense bem que tentou esta semana, em reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), convencê-lo de que a mudança da pesca para o Ministério da Indústria e Comércio é um péssimo negócio para o setor, que sofre com a falta de gestão. Mas Temer não respondeu ao pedido de reavaliação.

Outra solicitação, para que seja revisto o ordenamento pesqueiro no Ministério do Meio Ambiente, contou ao menos com uma promessa do presidente: vai conversar com o ministro Sarney Filho.

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm Joinville, PM diz que há barreiras diárias, mas não ações específicas para coibir uso de álcool na direção https://t.co/dAptg1JJGP #Lei…há 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane Gambin: Evento em prol de entidade do Jardim Paraíso foi um sucesso de público https://t.co/KtEwl0Rrgp #LeianoANhá 7 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros