Chuva forte causa alagamentos e deslizamentos em pelo menos seis cidades de Santa Catarina - Geral - A Notícia

Versão mobile

Tempo19/05/2017 | 21h00Atualizada em 19/05/2017 | 21h03

Chuva forte causa alagamentos e deslizamentos em pelo menos seis cidades de Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil estadual, entre os municípios estão Joinville, Blumenau, Jaraguá do Sul, Salete e Três Barras

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Deslizamentos e alagamentos foram registradas em pelo menos seis municípios de Santa Catarina nesta sexta-feira. A chuva forte e constante durante todo o dia teria, segundo dados da Defesa Civil estadual, causado estragos e transtornos em Joinville, Jaraguá do Sul e Três Barras, no Norte do Estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, Salete, no Alto Vale do Itajaí, e também no município de Bela Vista do Toldo, no Oeste. Até o início da noite desta sexta-feira, não havia informações sobre feridos ou desabrigados. 

Das 8h até as 14h desta sexta-feira, ao menos nove cidades, entre o Litoral Norte do Estado e o Vale do Itajaí, registraram volumes grandes de chuva, conforme a Defesa Civil. Garuva, Joinville e Timbó teriam os maiores valores: 41 milímetros, 31 milímetros e 25 milímetros, respectivamente. Já entre quinta-feira e sexta-feira, outras cidades nas áreas entre o Litoral e os Planaltos e também no Meio-Oeste, o volume de chuva no período superou o esperado para todo o mês de maio.

Em apenas 24 horas, pelo menos oito municípios registraram mais de 100 mm de precipitação, como Guaramirim (138 mm), Romelândia (126 mm) e Pomerode (120 mm). De acordo com a Epagri/Ciram, ventos fortes também foram registrados na madrugada de sexta-feira, com rajadas persistentes de 50 a 60 km/h principalmente no Oeste, Meio-Oeste e na Serra catarinense. 

Em Blumenau, a chuva provocou alagamentos no entorno da rodoviária  Foto: Jaime Batista da Silva / Arquivo pessoal

Previsão indica melhora gradativa do tempo 

Conforme o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, o tempo deve ter melhora no fim de semana. No sábado, com a influência de dois sistemas meteorológicos, a umidade do mar deve manter o céu nublado e a chance de chuva principalmente no Norte, Vale do Itajaí e Florianópolis. Outro ponto é que uma frente fria que, no momento, atua mais no Rio Grande do Sul, mas também traz instabilidade para SC. 

Já domingo uma frente fria deve trazes chuva ainda ao Estado entre a madrugada e a manhã, que será nublada. Apenas o Oeste, segundo Puchalski, é que deve amanhecer com o tempo mais seco. Nas demais regiões a chuva deve dar uma trégua ao longa da tarde, conforme a frente fria se desloca para o mar. Já as temperaturas, tanto no sábado como no domingo, não devem ter grandes alterações.

> Leitor registra ponto turístico em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, onde, até as 14h desta sexta-feira, segundo a Defesa Civil, choveu pelo menos 25 milímetros: 


Acompanhe:
Defesa Civil alerta para risco de deslizamento em cinco cidades de SC

Chuvas provocam ponto de alagamento na rodoviária de Blumenau

Defesa Civil de Jaraguá do Sul alerta sobre possibilidade de alagamentos

Em 24 horas, cidades de SC registram mais da metade da chuva esperada para maio


 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane: Joinvilense de 13 anos vai disputar o concurso do Miss Universo Teen no Peru https://t.co/eXO0mJ1cvI #LeianoANhá 10 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCompromissos de Estado, Legislativo e Judiciário para reduzir os índices de violência são avaliados por jornalistas da segurança do DC …há 50 minutosRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros