Prefeitura de Joinville implanta o Observatório de Segurança Pública - Geral - A Notícia

Versão mobile

Parceria25/04/2017 | 18h11Atualizada em 25/04/2017 | 18h11

Prefeitura de Joinville implanta o Observatório de Segurança Pública

Iniciativa faz parte de acordo de cooperação técnica celebrado em janeiro entre a Seprot e a Univille

Estudos e pesquisas científicas desenvolvidas na Univille servirão de base para a Prefeitura de Joinville articular ações para melhorar a segurança pública no município e planejar políticas para o setor. Os dados produzidos vão ser centralizados e analisados pelo Observatório de Segurança Pública (OSP), que foi instalado oficialmente pela Prefeitura de Joinville ontem, no campus da universidade, no bairro Bom Retiro. O OSP funcionará integrado à Clínica de Direitos Humanos e ao Grupo de Estudos de Ciências Criminais, os dois ligados ao curso de direito.

Na cerimônia, o titular da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot), César Nedochetko, destacou que o OSP é uma ferramenta importante para atuar, principalmente, na prevenção primária. A reitora Sandra Furlan enfatizou a importância da produção de conhecimento na universidade para entender os fatores relacionados à violência local.

Confira mais notícias de Joinville e região.

O OSP faz parte do acordo de cooperação técnica celebrado em janeiro entre a Seprot e a universidade. O objetivo é monitorar o setor por meio de informações obtidas em estudos e pesquisas científicas relativos à criminalidade, à violência e à segurança pública. Os alvos do monitoramento vão da chamada violência de base (contra gênero, raça, cor, idoso, diversidade sexual, entre outros) até homicídios, crimes contra o patrimônio e uso e abuso de álcool e drogas.

— A ideia é desenvolver pesquisas de cunho social. Queremos conhecer, por exemplo, as origens e os principais fatores que prevalecem na delinquência infantojuvenil — enfatiza o gerente de segurança pública da Seprot e professor da Univille Marcos Antônio Lombardi, que vai coordenar a equipe do Observatório.

Vereador Fernando Krelling, prefeito Udo Döhler, reitora Sandra Furlan e César Nedochetko estiveram na cerimônia de implantação do Observatório de Segurança Pública Foto: Jaksson Zanco / Secom,Divulgação


A Notícia
Busca