Penitenciária de Criciúma instala brinquedoteca para humanizar visitas de crianças aos detentos  - Geral - A Notícia

Versão mobile

Sul do Estado20/04/2017 | 13h47Atualizada em 25/04/2017 | 11h43

Penitenciária de Criciúma instala brinquedoteca para humanizar visitas de crianças aos detentos 

A obra está na etapa final e deve ser inaugurada em maio

Penitenciária de Criciúma instala brinquedoteca para humanizar visitas de crianças aos detentos  Cruz Vermelha de Criciúma / Divulgação/Divulgação
Foto: Cruz Vermelha de Criciúma / Divulgação / Divulgação

Uma brinquedoteca vai ser instalada na Penitenciária Sul, em Criciúma, para tornar a visita dos filhos de detentos menos traumática. A iniciativa é da Cruz Vermelha e do Departamento Estadual de Administração Penal (Deap). Em média, 12 crianças são recebidas por dia na penitenciária.

Mais de 200 itens foram selecionados para compor o espaço, entre brinquedos, jogos pedagógicos e livros. O local também será decorado com pinturas temáticas, puffs, tapetes, mesas e cadeiras, com o intuito de estimular o aprendizado de uma forma lúdica. A obra está na etapa final e a expectativa é que a brinquedoteca seja inaugurada até a primeira quinzena de maio.

O presidente da Cruz Vermelha em Criciúma, Almir de Souza, explica que a organização realiza distribuição de brinquedos no período de Natal há 10 anos e, em 2016, incluíram o Presídio Santa Augusta no roteiro:

— Ficamos surpresos ao ver a quantidade de crianças que estavam lá. A satisfação demonstrada pelos filhos, e também dos pais e mães que estão presos, nos estimulou. É possível que muitos deles não fossem receber presentes se não fosse por meio dessa ação. Então tivemos a ideia de criar uma brinquedoteca, para tornar o ambiente diferente — explica.

A partir da inauguração do espaço, os filhos devem receber os pais na brinquedoteca durante as visitas. Souza explica que é uma forma de humanizar as visitas e evitar que as crianças precisem ficar nas galeria, junto com outros detentos, em um local cercado de grades. 

Leia também: 

Pena livre: Presos de Joinville têm nos livros a redenção

Prisão sem grades: Modelo a ser implantado em SC prevê rigor sem violência



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaConfira nova lista de ruas que receberão obras de pavimentação em Joinville https://t.co/0FAp2eWmD8 #LeianoANhá 42 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMulher morre após ser atropelada por carreta na BR-280, em Guaramirim  https://t.co/c2QIshIrXe #LeianoANhá 52 minutosRetweet
A Notícia
Busca