Começa articulação pela concessão do aeroporto de Navegantes à iniciativa privada - Geral - A Notícia

Versão mobile

Cidades13/04/2017 | 11h57Atualizada em 13/04/2017 | 11h57

Começa articulação pela concessão do aeroporto de Navegantes à iniciativa privada

Infraero não tem intenção de privatizar o terminal

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Presidente do conselho consultivo do projeto InovAmfri, Paulo Bornhausen decidiu abraçar a causa da privatização do Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes. Encaminhou uma consulta informal ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, sobre a possibilidade de incluir o terminal no novo pacote de concessões do governo federal, que terá 10 aeroportos.

O ministro se mostrou receptivo, dando a deixa para o início de uma articulação. Bornhausen está levando a discussão aos prefeitos e às entidades parceiras do InovAmfri, no Litoral e inclusive na região do Vale, que também utiliza o aeroporto _ a Associação Empresarial de Blumenau já foi consultada.

A Infraero não tem intenção de conceder o aeroporto, que está entre os que mais crescem no país em número de passageiros e quantidade de cargas movimentadas. A estatal pretende privatizar o centro logístico de cargas, mas manter o controle sobre o terminal e a pista. Como indicativo da intenção de investir em Navegantes, renovou em janeiro o convênio com a prefeitura para terminar as desapropriações necessárias para a ampliação do aeroporto, algo em torno de R$ 150 milhões.

Borhnausen, no entanto, diz que uma janela de oportunidade está aberta, e acredita que a concessão total em Navegantes possa ser o caminho mais curto para a tão necessária ampliação. Se houver mobilização, o governador Raimundo Colombo (PSD) deverá tratar do assunto diretamente com o presidente Michel Temer (PMDB) _ assim como fez para agilizar a tramitação da concessão do aeroporto de Florianópolis.

Vocações

O projeto InovAmfri, financiado pelo Governo do Estado, propõe desenvolvimento econômico sustentável para região. As etapas incluíram a elaboração dO Plano de Desenvolvimento Regional, feito pela empresa Surbana Jurong, de Cingapura. O bom funcionamento do aeroporto de Navegantes é considerado essencial para movimentar a economia da região.

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrisão de policiais do PPT vira batalha de versões na Polícia Civil e Militar em Balneário Camboriú https://t.co/Nm9NZEHsoj #LeianoANhá 12 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia"Esperamos retomada de segurança pra que os negócios voltem à normalidade", diz Nivaldo Pinheiro, da Procave https://t.co/xQ4trjMvSQ #Leia…há 1 horaRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros