Campanha contra a Influenza começa nesta segunda-feira em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

Imunização17/04/2017 | 07h30Atualizada em 17/04/2017 | 07h30

Campanha contra a Influenza começa nesta segunda-feira em Joinville

A Prefeitura do município espera vacinar 141 mil pessoas durante a imunização que vai até 26 de maio

Campanha contra a Influenza começa nesta segunda-feira em Joinville Marco Favero/Agencia RBS
Campanha nacional contra a gripe Influenza começa nesta segunda-feira Foto: Marco Favero / Agencia RBS
Gabriela Florêncio
Gabriela Florêncio

gabriela.florencio@an.com.br

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza começa nesta segunda-feira em todo o País. Em Joinville, a Prefeitura espera vacinar aproximadamente 141 mil pessoas incluídas nos grupos de risco. O período de imunização na cidade vai até 26 de maio.

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

A vacina gratuita será fornecida pela rede municipal de saúde apenas para o público-alvo. Podem se vacinar indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, presos e os funcionários do sistema prisional.

A novidade deste ano é que professores da rede pública e particular poderão tomar a dose na rede pública. De acordo com a Prefeitura de Joinville, a medida busca diminuir o nível de abstenções de professores e alunos durante o ano letivo.

Para se vacinar é preciso comparecer aos postos com documento com foto e a carteira de vacinação. Os trabalhadores de serviços de saúde, professores e doentes crônicos devem levar também um comprovante que mostre o cargo.

A gripe influenza pode causar pneumonia e, em casos mais graves, a morte. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), somente no ano passado, a Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo vírus da gripe A ocasionou 758 casos confirmados e 108 óbitos no estado. Dentre os mortos, 77% eram idosos ou portadores de enfermidades crônicas.

O dia de mobilização nacional, chamado de Dia D, acontece no dia 13 de maio. A listagem completa com os postos de vacinação e horários de funcionamento pode ser acessada clicando aqui.

Campanha de vacinação
Início: 17 de abril. Dia D será no dia 13 de maio
Término: 26 de maio
Em todos os postos de saúde

Dúvidas frequentes
Como sei se posso me vacinar pela rede pública?
Verifique se você faz parte do grupo de risco da vacinação. Se você não se enquadra nos requisitos do público-alvo, você não pode se vacinar pela rede pública.

Não faço parte dos grupos citados. Posso tomar a vacina mesmo assim?
Neste caso, você pode tomar a vacina em uma clínica particular.

Como saber se me incluo no grupo de doentes crônicos?
Os doentes crônicos que estão mapeados pela campanha são as pessoas que tomam alta dose de medicamentos de uso contínuo ou imunodeprimidos. Para receber a vacina, é importante levar uma avaliação médica que comprove a doença. Se não for possível, a avaliação será feita na unidade de saúde e, em último caso, há um formulário para solicitação da vacina.

Se estiver com sintomas de gripe e febre, posso tomar a vacina?
Sim. Se não houver sintomas como febre aguda, a vacina pode ser tomada. Ela começa a fazer efeito depois de 15 dias.

Há contra-indicação da vacina?
Pessoas com alergia severa ao ovo não devem tomar a vacina, pois ela é cultivada em ovos de galinha, contendo assim em sua composição proteínas (como a ovoalbumina) responsáveis pelas reações alérgicas.

A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros