Questionário online sobre orgânicos em SC é lançado e consumidores podem responder - Geral - A Notícia

Versão mobile

consumo saudável10/03/2017 | 10h56Atualizada em 10/03/2017 | 15h51

Questionário online sobre orgânicos em SC é lançado e consumidores podem responder

Intenção é identificar os pontos fortes e fracos dos produtos orgânicos em Santa Catarina

Diário Catarinense
Diário Catarinense

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca lançou um questionário para orientar as políticas públicas voltadas para produção de alimentos orgânicos em Santa Catarina. As perguntas podem ser respondidas por qualquer pessoa, envolvida ou não na produção de alimentos livres de agrotóxicos. A intenção é identificar os pontos fortes e fracos dos produtos orgânicos no Estado.

Acesse a pesquisa disponibilizada pela Secretaria de Agricultura

Com as informações obtidas através do questionário, será possível ter uma visão mais ampla do tema e saber o que as pessoas pensam da atividade, segmentos de produção, comercialização, regulação e fiscalização.

Santa Catarina ocupa quarto lugar no ranking nacional do cultivo de orgânicos, com 40 a 60 mil toneladas anuais de hortifruti no mercado, segundo dados de 2014.

Fiscalização

Em Santa Catarina são feitas coletas na produção e no comércio em 90 municípios. São obtidas amostras de alface, repolho, banana, batata, cebola, cenoura, maçã, morango, tomate, pimentão, arroz, feijão e brócolis que chegam ao consumidor sob o rótulo "orgânico".O trabalho de acompanhar e fiscalizar produtores, pontos de venda e empresas certificadoras de vegetais orgânicos acontece desde 2012 e, em média, 95% das amostras inspecionadas estão em dentro da legislação.

O Programa de Monitoramento da Produção Orgânica é considerado destaque nacional por sua amplitude, ao todo são monitorados aproximadamente mil produtores de vegetais orgânicos, distribuídos em todas as regiões do estado. De 2012 a 2017, foram examinadas cerca de 1,7 mil amostras, metade delas coletadas no produtor e outra metade em pontos de venda.

Leia também:

Fazendeiros de SC oferecem hospedagem e experiência em troca de ajuda na lavoura

Agricultores esperam recuperação de 80% na produção de uvas em SC

Epagri apresenta novos cultivares de produção orgânica

Primeiro vinho biodinâmico do Brasil é produzido em Santa Catarina


>


Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaLoetz: Secovi quer mais recursos de bancos para financiamento de imóveis https://t.co/e8H7HzchSr #LeianoANhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDeap mobilizará 700 agentes em reforço das cadeias de SC no fim do ano https://t.co/mCV40NwD2V #LeianoANhá 6 horas Retweet
A Notícia
Busca