Pioneiro do blues com a gaita, James Cotton morre aos 81 anos - Geral - A Notícia

Versão mobile

Obituário17/03/2017 | 09h15Atualizada em 17/03/2017 | 09h15

Pioneiro do blues com a gaita, James Cotton morre aos 81 anos

Artista americano tinha mais de seis décadas de carreira

AFP
AFP


Foto: Christopher Durst / Divulgação

James Cotton, pioneiro do blues interpretado com a gaita, que superou a pobreza para introduzir seu instrumento no mundo do rock americano, morreu na quinta-feira aos 81 anos.

O artista, vencedor de um Grammy, com uma carreira de mais de 60 anos e que nunca deixou de fazer shows, inclusive quando teve câncer de garganta, doença que o obrigou a parar de cantar na década de 1990, morreu em consequência de uma pneumonia em um hospital de Austin, Texas, informou seu empresário.

Leia mais:
Ator que interpretou Power Ranger vermelho confessa ter matado amigo 
Prestes a completar 90 anos, Cid Moreira bomba no YouTube lendo a Bíblia

Cotton ganhou fama em Chicago como integrante da Muddy Waters Band e durante a década de 1960 sua gaita despertou a curiosidade dos hippies que desejavam explorar as raízes blues do rock.

Ele abriu shows para Janis Joplin e Grateful Dead, além de ter colaborado com o Led Zeppelin.

O músico cresceu trabalhando em uma plantação de algodão do Mississippi e ficou órfão aos nove anos. Mas sua mãe já havia apresentado a gaita, com uma versão barata do instrumento para imitar os sons das galinhas e do trem.

Ele ouviu o pioneiro do blues com a gaita Sonny Boy Williamson II na rádio e foi levado por um tio para assistir o mestre, que virou seu mentor.

Cotton, que morou nos últimos anos em Austin, lançou seu último álbum em 2013, Cotton Mouth Man, uma obra semi-autobiográfica sobre sua origem.

Leia outras notícias em ZH



Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaCorpo é encontrado coberto por plástico em Joinville https://t.co/2FFIPRujcl #LeianoANhá 1 minutoRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaEm passagem por Joinville, Ciro Gomes defende diálogo nacional para resolver crise brasileira https://t.co/oF6pYWhJ1D #LeianoANhá 2 minutosRetweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros