Outono começa nesta segunda-feira com tempo nublado em SC - Geral - A Notícia

Versão mobile

Previsão do tempo19/03/2017 | 18h47Atualizada em 19/03/2017 | 21h01

Outono começa nesta segunda-feira com tempo nublado em SC

Dia terá a mesma quantidade de horas do que a noite e marca início de estação que deve intercalar dias chuvosos com tempo seco

Outono começa nesta segunda-feira com tempo nublado em SC Felipe Carneiro/Agencia RBS
Domingo foi chuvoso em Santa Catarina Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS
Diário Catarinense
Diário Catarinense

Às 7h29min desta segunda-feira, o verão se despede para a chegada do outono. O horário marca o chamado equinócio e o dia terá a mesma quantidade de horas do que a noite. A nova estação deve ter temperaturas e volume de chuvas próximas às médias históricas em Santa Catarina, segundo a Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, porque não haverá influência dos fenômenos El Niño e La Niña no oceano Pacífico.

Para esta segunda estão previstas temperaturas entre 9°C, na Serra catarinense, e 30°C no Oeste, próximo à fronteira com a Argentina. O dia terá predominância de nuvens em todas as regiões, mas na faixa entre o Litoral Sul e o Planalto Norte tem mais chance de apresentar chuvas isoladas ao longo do dia. No restante da semana, a temperatura sobe um pouco em todas as regiões e o céu deve permanecer nublado.

A partir de sexta-feira, o tempo fica mais seco e uma nova frente fria é esperada para os últimos três dias de março, provocando chuva e temporais localizados, principalmente no Oeste e no Meio-Oeste.

Segundo a Epagri Ciram, em abril e maio, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 100 milímetros a 170mm em todo o Estado. Para se ter ideia, em março, a média esperada é de até 140mm no Meio-Oeste e Serra e de 200mm nas demais regiões. Para o próximo mês são esperadas massas de ar frio que provocam formação de geada e nevoeiros, sobretudo no Planalto Sul. O tradicional veranico de maio também deve ocorrer, elevando por alguns dias as temperaturas para além de 30°C.

– É normal termos dias com grande amplitude térmica, ou seja, amanhecer frio e esquentar à tarde. Outra característica é apresentar pequenos períodos com cara de verão, dias bem quentes e secos, e outros com cara de inverno, mais chuvosos e frios, por se tratar de uma estação de transição entre verão e inverno – explica o meteorologista da RBS SC, Leandro Puchalski.

Confira abaixo a condição e as temperaturas para esta segunda-feira:

Região                  Condição                                                Temperatura

Litoral Norte       Nebulosidade e chuva isolada           13°C a 25°C
Planalto Norte    Nebulosidade e chuva isolada           10°C a 22°C
G.Florianópolis  Nebulosidade e chuva isolada           13°C a 26°C
Vale do Itajaí      Nebulosidade e chuva isolada           14°C a 26°C
Litoral Sul           Nebulosidade e chuva isolada           16°C a 26°C
Serra                     Sol entre nuvens                                    9°C a 24°C
Meio-Oeste         Sol entre nuvens                                    10°C a 25°C
Oeste                    Sol entre nuvens                                    11°C a 30°C

Leia mais no blog do Puchalski

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMotorista colide contra viatura da PM na área Central de Joinville https://t.co/VpBrz0U5aa #LeianoANhá 12 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDois homens morrem após ação de combate ao tráfico de drogas em Araquari https://t.co/ug6GIjF79N #LeianoANhá 12 horas Retweet
A Notícia
Busca