Filas marcam o primeiro dia de saque das contas inativas do FGTS em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

Saque10/03/2017 | 10h28

Filas marcam o primeiro dia de saque das contas inativas do FGTS em Joinville

Conforme cronograma divulgado pela Caixa, neste momento, apenas trabalhadores nascidos em fevereiro e março poderão sacar o dinheiro

Filas marcam o primeiro dia de saque das contas inativas do FGTS em Joinville Salmo Duarte/Agencia RBS
Primeiro dia de saque do FGTS é marcado por filas em Joinville Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS

O primeiro dia de saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi marcado por filas nas principais agências da Caixa Econômica Federal em Joinville. Nesta primeira retirada, apenas os trabalhadores nascidos em fevereiro e março poderão receber o dinheiro, conforme cronograma fornecido pela instituição financeira.

A Caixa terá horário especial nos primeiros dias de retirada dos valores. Nesta sexta, na segunda e na terça-feira, as agências abrem com duas horas de antecedência para atender à demanda. Já neste sábado, algumas unidades da Caixa abrirão das 9h às 15h para atender aos trabalhadores na cidade.

Algumas pessoas aproveitaram este primeiro dia pós-feriado em Joinville para comparecer bem cedo ao banco. Na agência da rua do Príncipe, no Centro da cidade, uma fila dobrava a esquina com a rua Abdon Batista. O bombeiro Clésio Lemos Corrêa chegou ao local pouco antes das 7 horas e aguardava ansioso pela sua vez de retirar a quantia.

— Espero que eu consiga sacar o meu valor ainda hoje. Com o dinheiro, pretendo reformar a minha casa — planeja.


Clésio compareceu com a esposa na manhã desta sexta-feira. Foto: Salmo Duarte

Caixa espera movimento intenso 
 
Em Santa Catarina, existem aproximadamente 884,3 mil contas inativas até 31 de dezembro de 2015, o que deve gerar R$ 1,8 bilhão para os catarinenses. Os dados foram repassados pelo Ministério do Trabalho. Segundo o superintendente regional da Caixa, Jacemar Bittencourt de Souza, a expectativa é de movimento intenso para estes primeiros dias de saque, mas ainda não há número exato de pessoas que têm direito ao benefício em Joinville.

— Apesar de termos feito um grande esquema de atendimento ao público, é possível que o movimento nestes primeiros dias seja grande. É normal que as pessoas estejam ansiosas para receber o seu dinheiro — comenta.

Jacemar ressalta que o calendário desta primeira leva abriu na manhã desta sexta-feira, mas o dinheiro ficará disponível até o dia 31 de julho de 2017. O saque pode ser feito pelo trabalhador a qualquer momento durante este período, desde que respeite o cronograma de nascimento.

— A orientação é que o cidadão não precisa comparecer imediatamente para o saque. Ele pode vir quando o fluxo estiver mais calmo, para evitar filas. Até final de julho, ele consegue sacar o dinheiro tranquilamente — lembra.

A medida, anunciada pelo governo no final do ano passado para estimular a economia, pode chegar em boa hora para milhões de brasileiros. Simone Rosseti, 48 anos, esperava na fila da Caixa desde as 8 horas. Segundo ela, o dinheiro será utilizado para efetuar o pagamento de dívidas.

— Eu quero pagar algumas contas e, se sobrar certa quantia, comprar coisas que eu preciso para mim — comenta.

Simone foi antes a uma lotérica para sacar o valor, porém, segundo ela, o sistema estava fora do ar. Ela não conseguiu fazer a retirada e teve que ir direto ao banco. Para o superintendente da instituição, estes problemas são casos isolados e acontecem devido ao grande fluxo de atividade no sistema.

— Quando falamos neste movimento intenso, podem ocorrer instabilidades no sistema, claro. Mas estamos trabalhando para anular essas dificuldades. Até o momento, todos os nossos terminais estão operando normalmente — observa Jacemar.

Fique ligado

Como retirar o valor
Para clientes do banco que tenham poupança individual, o crédito será feito automaticamente. Este titular poderá transferir o montante para outra conta, sem taxas, até o dia 31 de agosto. Para outros tipos de correntistas da Caixa, o titular deverá autorizar o crédito pela internet. Os beneficiados com contas em outros bancos poderão ir às agências da Caixa e solicitar a transferência, que não poderá ser cobrada. Esta alternativa não está disponível para os caixas eletrônicos e lotéricas.

Valores até R$ 3 mil poderão ser retirados nas lotéricas, correspondentes da Caixa Aqui ou um terminal de autoatendimento da Caixa, com a senha e o cartão do cidadão mais documento de identificação. Se o trabalhador não é cliente da Caixa e nem possui o Cartão Cidadão, ele pode comparecer diretamente a uma das filiais da instituição com a carteira de trabalho em mãos e um documento com foto.
 
Quem pode sacar
Todo trabalhador que pediu demissão ou teve seu contrato de trabalho finalizado por justa causa até 31/12/2015 tem direito ao saque das contas inativas de FGTS.


Para consultar a sua conta inativa
Você pode ligar no telefone 0800 726 20017 ou consultar pela internet clicando aqui.
 
Cronograma de saque
Nascidos em:
- Janeiro e fevereiro: a partir de 10/3/2017.
- Março, abril e maio: a partir de 10/4/2017.
- Junho, julho e agosto: a partir de 12/5/2017.
- Setembro, outubro e novembro: a partir de 16/6/2017.
- Dezembro: a partir de 14/7/2017.

JORNAL A NOTÍCIA - Blumenau

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRejane Gambin: Lepper completa 110 anos de existência em Joinville https://t.co/1icPnVPXrZ #LeianoANhá 33 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJustiça descarta prática de fraude na venda de apartamentos pelo grupo Marcos Queiroz em Joinville… https://t.co/aPVp8ET9xuhá 9 horas Retweet
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros