Elefante-marinho é visto na Praia de Fora, em Palhoça - Geral - A Notícia

Versão mobile

Inusitado14/03/2017 | 11h49Atualizada em 15/03/2017 | 12h11

Elefante-marinho é visto na Praia de Fora, em Palhoça

Na última sexta-feira, um animal marinho também apareceu na orla de Coqueiros, em Florianópolis

Elefante-marinho é visto na Praia de Fora, em Palhoça Caroline Dellepiane / Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Animal também apareceu em Coqueiros na tarde de sexta-feira Foto: Caroline Dellepiane / Arquivo pessoal / Arquivo pessoal

Um elefante-marinho foi visto na Praia de Fora, em Palhoça, na noite desta segunda-feira. A moradora Natália Soares caminhava com o marido pela praia por volta das 19h30min quando percebeu a presença do animal. Ela nunca tinha visto algo assim e conta como aconteceu:

— Pra mim foi novidade! Ele estava na areia e depois entrou no mar. Fomos correndo pra tentar chegar mais perto. A gente acompanhou o animal pela areia e depois ele sumiu de vista — relata.

Foto: Natália Soares / Arquivo pessoal

Natália explica que não havia muita gente na praia e, como o animal voltou para o mar, nenhum órgão foi acionado.

O sargento Paulo Botelho, da Polícia Ambiental, explica que não é incomum avistar animais como esse na praia nesta época do ano, já que eles costumam descansar na orla ou em costões. Ele orienta que ao avistar algum animal marinho, o cidadão evite se aproximar. Caso desconfie que há algum problema de saúde, o ideal é entrar em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone (48) 3665-4487.

Recorrente

Na última sexta-feira, por volta das 17h, um visitante ilustre (talvez o mesmo) também chamou a atenção em Coqueiros, região continental de Florianópolis. Caroline Dellepiane, que passava pelo local, conta que fazia menção de subir no calçadão na beira da praia, como mostra o vídeo abaixo, mas como a quantidade de pessoas era grande, parecia acuado.

— Ele voltou para o mar tranquilamente. As pessoas que estavam no local comentaram que no ano passado apareceu um animal marinho nesse mesmo local muito parecido com aquele, estavam achando que era o mesmo — conta Caroline.

As diferenças entre o elefante-marinho e o leão-marinho

O animal que apareceu na Grande Florianópolis não é um leão-marinho, como foi informado na notícia até o dia 15/3, mas um elefante-marinho. Uma das diferenças entre os animais está na forma de locomoção. O elefante-marinho apoia o corpo nas nadadeiras, que ficam direcionadas para frente. No caso do leão-marinho, as nadadeiras ficam direcionadas para a cauda.

Outra diferença são as orelhas, presentes no leão-marinho e ausentes no elefante-marinho. Dada a origem dos nomes, o elefante-marinho macho apresenta o focinho em formato de tromba e o leão-marinho macho possui uma juba que assemelha-se a de um leão.

Leia também: 

Banhista chama polícia para tirar cão-guia de turista cega da praia em Balneário Camboriú e gera tumulto

Moradores de Araranguá poderão doar R$ 1 na conta de água para a castração de animais

Cão que desapareceu durante tornado volta para casa quase dois anos depois em SC


 
 
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros