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Eleições 201612/10/2016 | 08h02

Saiba como será a propaganda eleitoral gratuita em Joinville

Horário político do segundo turno começa nesta quarta-feira e vai até dia 28 de outubro

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está de volta a partir desta quarta-feira em Joinville. Desta vez, os eleitores terão mais tempo para conferir as propostas dos dois candidatos que avançaram para o segundo turno das eleições. Se no primeiro turno Udo Döhler (PMDB) e Darci de Matos (PSD) tinham direito a pouco mais de dois minutos em cada bloco, agora, os dois passam a ter 20 minutos diários, dez em cada programa, para tentar convencer os eleitores indecisos – além de 70 minutos diários de inserções.

Conforme a legislação eleitoral, no segundo turno, o horário é dividido em dois períodos diários, às 7h e às 12 horas no rádio, e às 13h e às 20h30 na televisão. A propaganda eleitoral nos meios de comunicação termina no dia 28 de outubro, dois dias antes das eleições. No dia 29, véspera do segundo turno, às 22 horas, termina o prazo para propaganda com alto-falantes ou amplificadores de som, carreatas, passeatas e distribuição de material gráfico.

Confira a seguir como as equipes de campanha de Udo e de Darci estão organizando a propaganda eleitoral dos candidatos na segunda e decisiva etapa das eleições.

Darci de Matos

Campanha nas ruas
A prioridade neste segundo turno serão as visitas aos bairros e às comunidades, reforçando a mensagem de compromisso com a mudança e aprofundando as propostas do candidato para cuidar de toda a cidade.

Campanha no rádio e na TV
Os programas de rádio e de TV de Darci terão adaptações de linguagem, mas estarão alinhados em relação ao conteúdo. Para a coordenação, a diferença entre propostas e visões dos dois candidatos precisa ficar clara. Para isso, a equipe quer fazer com que as pessoas conheçam melhor Darci e como ele acredita que Joinville pode ser melhor a partir de suas ideias, propostas e da atuação como prefeito.

Diferenças entre a campanha do primeiro e a do segundo turno
Os programas mais longos e a comparação direta entre os dois candidatos são as principais diferenças para a coordenação de Darci de Matos. A equipe do candidato pessedista enxerga que essas condições vão permitir aos eleitores comparar e decidir o voto com mais convicção.

O que vai prevalecer: convencimento com dados ou com a emoção?
A coordenação de Darci afirma que, sem dúvida, os eleitores querem entender as propostas e as visões do candidato, e essa deve ser a prioridade nos programas  que serão mostrados tanto no rádio quanto na televisão.

Udo Döhler

Campanha nas ruas
Serão realizadas, principalmente, caminhadas, como aconteceu no primeiro turno. Estão previstas, ainda, reuniões com lideranças comunitárias e políticas. O candidato vai fazer uma carreata.

Campanha no rádio e na TV
Com uma linguagem um pouco mais descontraída no rádio, o candidato vai levar a mesma mensagem para os dois veículos, com foco no detalhamento das propostas. Pretende continuar mostrando seus feitos no governo e dedicar atenção a explicar questões como a falta de medicamentos: a responsabilidade pelo repasse, por que a ponte do bairro Adhemar Garcia não ficou pronta e como viabilizar a obra.

Diferenças entre a campanha do primeiro e a do segundo turno
A coordenação de campanha do candidato entende que este é o momento em que o eleitor compara o perfil dos dois postulantes à Prefeitura. Assim, Udo vai enfatizar aspectos como a experiência do candidato e o conhecimento da máquina pública.

O que vai prevalecer: convencimento com dados ou com a emoção?
A estratégia, segundo a equipe de Udo, é convencer pela razão, com argumentos, para mostrar ao eleitor o mundo real, a crise e o impacto na arrecadação, além de destacar que o governo tem planejamento.

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