Projeto transformou fábrica abandonada em um espaço de arte, esporte e coletividade - Geral - A Notícia

Versão mobile

Juntos pelo futuro15/10/2016 | 10h01

Projeto transformou fábrica abandonada em um espaço de arte, esporte e coletividade

O Greenplace Park, no Garcia, é feito para e com a comunidade blumenauense

Projeto transformou fábrica  abandonada em um espaço de arte, esporte e coletividade Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Após adotar Blumenau como lar, Jackeline Oliveira transformou o cenário cultural da cidade Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Onde qualquer pessoa veria apenas entulhos e abandono, Jackeline Oliveira e Ramon Cunha viram oportunidade. Há um ano o espaço que abrigava uma fábrica abandonada no Garcia foi reformado e ocupado pelo projeto Greenplace Park. Ela movimento, ele mudança. Juntos são manifesto, energia. Do sonho de um, unido ao desejo do outro, surgiu o projeto, que está 25% concluído, mas já mudou o cenário e deu vida ao local, aberto oficialmente ao público há um ano.

O fator motivador para a dupla, que virou casal durante a execução do Greenplace, é a participação da juventude, presente por lá em busca de práticas esportivas, arte e cidadania. O evento Ocupe, por exemplo, reúne uma série de atrações musicais, feirinha, oficinas e esporte. Tudo junto e misturado. A cor, o ambiente e, de novo, o movimento, mudaram as estruturas dos dois prédios que hoje abrigam encontro de amigos, o pensar a cidade e ainda estimulam a cultura coletiva.

— Minha trajetória de vida, desde que saí do Acre, me preparou para estar aqui e poder comandar este projeto, de grande impacto social. Saímos de um espaço cheio de resíduo e lixo, para um espaço que abrigou só em um ano mais de 50 eventos. Semanalmente a gente atende 50, 55 jovens que são voluntários do projeto. Todos eles estão desenvolvendo a coletividade — conta.

:: Acesse o site Juntos Pelo Futuro e confira outros projetos

Jackeline, nascida com o espírito inquieto, conta que, sim, é possível mudar realidades com pequenas atitudes:

— Faz parte do meu ser desenvolver coisas que impactem, mas ao mesmo tempo tenham uma visão positiva para outros modelos de sociedade. Eu acredito em algo mais horizontal, mais autogestionário, em que as pessoas participem mais. Em que olhem para resíduos e vejam neles possibilidades.



O pontapé inicial do Greenplace Park foi dado pela família de Ramon, há quatro anos. Ele que nos últimos anos mudou completamente de vida: abandonou a carreira como corretor de imóveis para viver livre, leve e realizar os próprios sonhos. Ver a mudança acontecendo tem fortalecido ainda mais o propósito do casal.

— Não foi fácil, mas foi divertido. O projeto Greenplace é um reflexo de que sonhos são possíveis, intenções são possíveis. Quando você acredita naquilo que você está fazendo, que aquilo vai ser bom para comunidade ou para quem vai frequentar o espaço, as coisas acontecem — salienta Jackeline.

Confira outras histórias inspiradoras do projeto Juntos Pelo Futuro
:: Plantei um Broto na Casca do Ovo: Projeto ambiental tem conquistado público de todas as idades em Blumenau
:: Superpoderosas: Amigas criam grupo de conversa para ajudar na luta contra o câncer
:: Desde criança, morador de Blumenau cuida de animais de rua

JORNAL DE SANTA CATARINA - Blumenau

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A Notícia'Não haverá confronto', afirma representante dos taxistas de Joinville após anúncio do Uber na cidade:… https://t.co/3gdvHNL0RZhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaUber começa a operar nas ruas de Joinville nesta sexta-feira: https://t.co/r0o6vU1YCx https://t.co/Z64ka18wEghá 2 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros