Onda arrasta veículos em praias do Rincão e Morro dos Conventos, no Sul de SC - Geral - A Notícia

Versão mobile

Instabilidade16/10/2016 | 18h26Atualizada em 17/10/2016 | 11h24

Onda arrasta veículos em praias do Rincão e Morro dos Conventos, no Sul de SC

Vendaval também provocou estragos na região neste domingo

Onda arrasta veículos em praias do Rincão e Morro dos Conventos, no Sul de SC Reprodução/Divulgação
Reprodução de vídeo mostra carro sendo retirado da água na barra do Torneiro, em Balneário Rincão. Foto: Reprodução / Divulgação

Uma onda gigante atingiu e arrastou veículos que estavam na faixa de areia na praia do Balneário Rincão e no Morro dos Conventos, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na tarde deste domingo. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais, segundo bombeiros da região.

A onda atingiu os carros por volta das 16h30min nas localidades conhecidas como Barra Velha e Torneiro. Segundo os bombeiros, fazia forte calor na região no momento do fenômeno. Também foi registrado vendaval no Sul catarinense, o que provocou diversos estragos.

— Fez bastante calor aqui durante o domingo, depois teve o vento e essa onda grande que atingiu e arrastou os carros na faixa de areia em Rincão, pois fora da temporada não há fiscalização. Tivemos placas e árvores destruídas nas estradas da região — disse um sargento dos bombeiros de Içara.

Leia também:
Tsunami meteorológico: entenda o que causa e o que é o fenômeno

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que Araranguá registrou às 17h ventos de 97 Km/h, e que houve resgate de pessoas em Rincão. Já em Criciúma, casas foram atingidas e árvores acabaram derrubadas com as fortes rajadas.

Morro dos Conventos, em Araranguá, foi uma das localidades atingidas Foto: divulgação / whasts up

Para a Defesa Civil, o evento foi um tsunami meteorológico. O fenômeno já ocorreu outras vezes na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul. Ele é explicado pelo rápido deslocamento de uma forte linha de instabilidade, que é uma linha de baixa pressão, e pode provocar a onda no mar.

Alerta para temporais

O Sul catarinense segue com risco de temporais, rajadas de vento, chuva intensa e raios. O alerta vale para faixa o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina, segundo a Defesa civil.

"Tarde assustadora", diz prefeito eleito de Tubarão

Na sua página do Facebook, o prefeito eleito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), fez um depoimento relatando a apreensão e o registro de ocorrências neste domingo:

Vendaval derrubou árvores em Tubarão Foto: Joares Ponticelli / Arquivo Pessoal

"Acabamos de viver uma tarde assustadora na nossa Tubarão, rajadas de vento e chuva como nunca vi. Essa é a situação da ponte Dilnei Chaves Cabral nesse momento, com notícias de muitas outras ocorrências", escreveu Ponticelli.

Árvores caídas após vendaval em Tubarão Foto: Joares Ponticelli / Arquivo Pessoal

Caminhão tomba na ponte de Laguna

Ainda no Sul do Estado, um caminhão tombou por causa do vento na ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna. O acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal, ocorreu no sentido Norte-Sul, por volta de 17h45min.

A PRF relatou que a pista da direita ficou obstruída. O veículo será retirado nesta segunda-feira.

Ainda na BR-101, vídeo mostrou motoristas enfrentando fortes rajadas de vento na região de Capivari de Baixo.

Leia mais:
Chuva e vento provocam morte e destruição no Sul catarinense
Fotos: confira o rastro de destruição no município de Tubarão

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 9 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros