O novo mapa político do Norte de Santa Catarina - Geral - A Notícia

Versão mobile

Eleições 201608/10/2016 | 09h01Atualizada em 08/10/2016 | 09h01

O novo mapa político do Norte de Santa Catarina

Eleições deste ano reforçaram as bases de alguns partidos e destruíram as de outros, tanto no Executivo quanto no Legislativo

As eleições deste ano redefiniram o mapa político do Norte do Estado. O PMDB, por exemplo, que havia conquistado 11 prefeituras em 2012, agora pode chegar, no máximo, a seis, caso vença o segundo turno em Joinville, com Udo Döhler. Mas o partido com maior número de filiados no Estado e no País não foi o único a perder espaço, conforme constatou levantamento feito pelo jornal “A Notícia”. PT e PSC, que tinham duas prefeituras, neste pleito ficaram sem nenhuma.

Por outro lado, PSDB, PR, DEM, PSD e PP ampliaram as bases no Executivo. O PSDB passou a comandar seis prefeituras na região (antes, tinha quatro); o PR agora tem duas (antes, nenhuma); o DEM tem uma (antes, nenhuma); o PSD conquistou seis – antes tinha cinco, e pode chegar a sete caso o candidato Darci de Matos vença o segundo turno em Joinville –; e o PP soma quatro – antes eram três.

No Legislativo, mudanças significativas também foram sentidas. O PT foi o maior derrotado. O partido que elegeu 19 vereadores em 14 municípios da região em 2012. Quatro anos depois, teve de se contentar em eleger apenas dois representantes: um em Bela Vista do Toldo e outro em Papanduva.

Além do PT, seis partidos tiveram baixas. O PSDB encolheu a base de 39 para 37 parlamentares; o DEM, de 11 vagas, passou a seis; e o PPS diminuiu de sete para três vagas. Outras três siglas ficaram sem representatividade na região: PV (em 2012, conquistou três cadeiras), PRB e PSDC (tinham uma vaga cada). Dois partidos continuaram com o mesmo número de representantes nas câmaras: PDT, com seis; e PSC, com três.

Os grandes vitoriosos nestas eleições foram, pela ordem, PSB, PP, PSD, PR e PTB. Todos ampliaram suas bases eleitorais. O PSB foi o partido que deu o maior salto, passando de oito para 19 vereadores; o PP tinha 33 e agora conta com 41; o PSD passou de 34 para 40; o PR tinha 14 e agora elegeu 18; e o PTB passou de dois para quatro representantes.

O PMDB também aumentou a sua base no Legislativo, passando de 69 para 73 vereadores. Além disso, quatro siglas que não estavam no mapa aparecem pela primeira vez: PRP, com três vereadores; Solidariedade, com dois; e PTC e Pros, com um cada.


A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Eleições 2016 02/10/2016 | 19h13

Eleições 2016: Eleição para prefeito de Joinville termina com Udo e Darci no segundo turno

Candidato do PMDB conquistou 45,01% dos votos, enquanto Darci teve 27,53%

Eleições 2016 02/10/2016 | 19h06

Eleições 2016: Confira o resultado nas eleições no Planalto Norte de SC

Saiba quem foram os eleitos em São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho, Canoinhas, Mafra e Porto União

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem de 24 anos é morto a tiros na zona Norte de Joinville https://t.co/NVHjEeMLQChá 9 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJoinvilense ganha quase R$ 1 milhão em aposta na Lotofácil https://t.co/m1zlCP6xes https://t.co/exHcidw8sXhá 12 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros