Confira cinco dicas que ajudam a criança a desenvolver inteligência emocional - Geral - A Notícia

Versão mobile

Comportamento12/10/2016 | 06h14Atualizada em 12/10/2016 | 06h15

Confira cinco dicas que ajudam a criança a desenvolver inteligência emocional

Estimular a criança a se perceber e a lidar positivamente com o que sente é uma das atitudes que ajudam os pequenos 

Se desde criança se aprende que o mundo é um lugar para disputar, é provável que se torne um adulto acostumado ao conflito. Ao contrário, se um bebê é estimulado a compreender as próprias emoções e a tolerar o próximo, irá se transformar em um indivíduo emocionalmente saudável. Alguns comportamentos ajudam a criança a ter inteligência emocional. Confira cinco deles:

1. Aproxime-se da criança, reconhecendo seus sentimentos por trás dos comportamentos.

2. Estimule a criança a se perceber e a lidar positivamente com o que sente. Uma criança irritada facilmente provoca irritação nos pais também e, nesses momentos, a habilidade de acalmar-se é importante não só para que ela aprenda a fazê-lo, mas para que os pais sejam eficazes.

3. Ajude-a a lidar com o que sente. Nos momentos de ¿pico¿, não adianta os pais tentarem que ela entenda racionalmente algo que estão querendo explicar – lidar com o sentimento ajuda-a até mesmo a prestar atenção ao que os pais estão falando.

4. Mostre que você também tem sentimentos. Não há nada de errado em dizer ¿estou triste¿ e permitir que a criança se aproxime para ajudar.

5. Fique atento à orientação que a escola está dando ao seu filho em termos de educação emocional. Educar não é dizer "isso é certo", "isso é errado", nem tentar pregar valores "de fora para dentro". Educar é desenvolver habilidades para que ele tenha autonomia para escolher, respeitando seu próprio contexto de habilidades, de percepções e o universo das outras pessoas.

Leia também:
Especialistas dizem que é necessário desenvolver desde cedo a inteligência emocional nas crianças
Novas escolas com ensino médio integral em SC serão definidas até o fim desta semana
Evento mostra criatividade e talento dos estudantes da Grande Florianópolis

 
 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRepórter é consolado por mãe de goleiro da Chape, dona Alaíde, morto em tragédia https://t.co/axGmaiv7Ehhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRT @jec_online: No peito pra sempre! Jogadores do #JECFutsal terão símbolo da Chape na camisa no jogo contra Jaraguá #forçaChape https://t.…há 11 horas Retweet
  •  
A Notícia
Busca
clicRBS
Nova busca - outros