Praça de leitura é inaugurada em Joinville - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Livros18/06/2014 | 08h27

Praça de leitura é inaugurada em Joinville

Espaços como este reforçam a proposta do 2º Prêmio RBS de Educação, de reconhecer o incentivo à leitura

Praça de leitura é inaugurada em Joinville Diorgenes Pandini/Agencia RBS
As alunas Ana Júlia Vigatti, Letícia Aparecida Brid e Maria Eduarda de Castro Dias gostaram da praça de leitura e escolheram um livro para ler Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS
Camila Nunes

Mesmo tímido, o sol apareceu para iluminar o cenário aconchegante da praça de leitura inaugurada na manhã de segunda-feira, na Escola Municipal Eladir Skibinski, na região Leste de Joinville. O espaço tem como objetivo atrair e incentivar alunos e comunidade para o mundo mágico dos livros. A estudante Maria Eduarda de Castro Dias, dez anos, não perdeu tempo e reservou um banquinho para ler com duas amigas.

– Aqui é muito mais legal do que a sala de aula. Os desenhos são mais bonitos e os livros são novinhos – diz.

A praça de leitura é um mundo à parte na escola. O ambiente colorido e ilustrado com personagens da literatura permitem que o leitor viaje no tempo e no espaço sem sair do lugar. Basta sentar e escolher um livro.

– A praça aproxima os alunos da leitura de uma maneira informal, proporcionando outra possibilidade de prazer e descontração – explica a professora da Univille e doutora em literatura Taiza Mara Rauen Moraes.

Cada turma terá pelo menos um horário por semana para usar o espaço. Também serão realizadas rodas de leitura, contação de histórias e saraus de poesia no segundo semestre. Em Joinville, 30 escolas municipais têm praças de leitura.

Iniciativas de mediação de leitura podem ser inscritas no 2º Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo, que visa a promover as iniciativas bem-sucedidas de educadores, professores e estudantes com o tema. As inscrições vão até 18 de julho. A premiação é realizada pelo Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio do Cenpec. As inscrições são online.

Como participar

- Inscreva-se no premiorbsdeeducacao.com.br até 18 de julho. Você tem até 11 de agosto para enviar o relato do projeto.

- São três categorias de premiação: Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas. Nesta edição, não haverá a categoria Projeto Comunitário.

- Podem participar professores de todas as disciplinas e educadores em geral, como gestores e bibliotecários, desde que atuem na educação básica.

- Na categoria Jovens Protagonistas, poderão se inscrever estudantes entre 14 e 24 anos vinculados a uma instituição de ensino. Serão aceitos trabalhos individuais ou em grupos de até cinco pessoas.

- Uma comissão julgadora irá selecionar os 16 projetos finalistas. Do total, serão escolhidos quatro vencedores (dois em SC e dois no RS) nas categorias Escola Pública e Escola Privada.

- Outros seis ganhadores (três em SC e três no RS) serão escolhidos pelo júri Popular, nas três categorias do prêmio. A partir do dia 3 de novembro, você poderá votar no seu preferido e ajudar a eleger os vencedores.

DATAS
INSCRIÇÕES: 23/4 a 18/7
ENVIO DO RELATO: até 11/8
DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS: 28/8
JÚRI POPULAR: 3/11 a 21/11
PREMIAÇÃO: 21/11

Notícias Relacionadas

Livros para Transformar 16/04/2014 | 10h06

Organização joinvilense lança projeto para ajudar a educação na África

Primeira grife de empreendedorismo social da cidade, a Omunga construiu bibliotecas no sertão brasileiro e pretende atingir o mundo inteiro com as ações educativas

Ação social 13/05/2013 | 16h14

Prêmio RBS de Educação é lançado ao vivo em Joinville

Jornal do Almoço da regional Norte também reuniu uma plateia com especialistas da área

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaRevogando a censura prévia, ministro evita mais desmoralização do Supremo https://t.co/ZPOC847tfEhá 36 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaProcuradores da Lava-Jato divulgam certidão para comprovar que não vazaram documento à revista https://t.co/ETF9WpCJ4Ghá 36 minutosRetweet
A Notícia
Busca