Versão mobile

Calor22/01/2014 | 21h51

Temperatura máxima chega a 40ºC na estação do aeroporto em Joinville

Previsão para a quinta-feira é de mais calor por causa da alta umidade

Enviar para um amigo
Temperatura máxima chega a 40ºC na estação do aeroporto em Joinville Leo Munhoz/Agencia RBS
Crianças do CEI Cristo Rei, no Santo Antônio, aproveitaram o calor para tomar banho de mangueira Foto: Leo Munhoz / Agencia RBS
Está tão quente que o joinvilense está tendo de ser criativo para fugir do sol. Alguns conseguiram realizar seus desejos na tarde desta quarta-feira: um sorvetinho para refrescar, um banho de mangueira par espantar o suor e muita água.

Nesta quarta, a temperatura máxima em Joinville foi registrada na estação do aeroporto: 40ºC e sensação térmica (calor que se sente) de 55ºC. No Centro, a temperatura medida pelo Ciram/Epagri foi de 34ºC com sensação térmica de 45ºC.

De acordo com a técnica em meteorologia da RBS, Bianca Souza, a temperatura no Centro é medida na sombra, mas como o aeroporto fica em uma área mais aberta e ampla com incidência direta do sol, a temperatura por lá foi maior.

E se você achou que estava quente, nem imagine o que nos aguarda para esta quinta. A previsão é de mais calor por causa da alta umidade. A sensação térmica no Centro pode chegar a 50°C, segundo a Central RBS de Meteorologia.

Outro alerta importante para esta quinta-feira. Para quem for à praia ou irá caminhar sob o sol, passe protetor. O índice que indica a quantidade de radiação ultravioleta, prejudicial à saúde, continuará no nível extremo em boa parte das cidades do Estado até sexta-feira. Uma garrafinha de água e uma sombrinha para fugir dos raios solares são indicados.

Por causa do calor intenso, no final do dia podem ocorrer pancadas de chuva. Essa onde de calor vai durar até sexta-feira, quando uma frente fria vinda do Sul se aproxima, trazendo chuva para o fim de semana. As temperaturas caem para cerca de 27ºC.

O meteorologista Marcelo Martins, do Ciram/Epagri, explica que a elevação das temperaturas deste janeiro pode ser comparada ao mesmo período de 2011. Porém, em 2014, as máximas acima de 30°C têm permanecido intensas por até 12 horas seguidas.

—As temperaturas mais altas do dia ocorrem às 15 horas (horário de verão) e normalmente vão declinando. Neste ano, as temperaturas têm passado dos 30°C já às 10 horas e permanecem inclusive à noite—, explica Martins. 

Banho de mangueira para resfriar

No Centro de Educação Infantil Cristo Rei, no bairro Santo Antônio, foi de folia no quintal da creche. Um dia anterior, a diretora da escolinha, Rosemeri Côrrea, mandou o aviso aos pais: tragam a roupa de banho, toalha e protetor para as crianças. Quarta será dia de banho de mangueira. Os pais prontamente atenderam e a brincadeira teve início.

—Tinha visto a previsão de que seria um dia muito quente. Pensei: o que poderia fazer? E surgiu a ideia do banho de mangueira—, conta a diretora.

Durante a tarde, as cerca de 20 crianças não pararam um segundo. Enquanto as profes jogavam água neles, os pequenos corriam pela grama, rindo aos montes.

Mohammad de Faveri Dias, de apenas 3 anos, por exemplo, adorou a ideia. A água refrescou. O pequeno Enzo Cisz Marcon, de um aninho, não queria nem sair da bacia que virou uma piscininha. Ele adorou a água que a professora jogava. Uma fofura.


Índice de raios ultravioleta 

Todo o cuidado é pouco com a exposição ao sol já que o Índice de Radiação Ultravioleta (IUV), fator que mede a intensidade da radiação, continua alto, atingindo valores máximos, nível 14. A radiação ultravioleta pode provocar desde o bronzeamento da pele até queimaduras e câncer de pele.

Crianças e idosos sofrem mais no verão e devem tomar cuidados para evitar a desidratação, ingerindo líquidos e se protegendo do sol com bonés, roupas leves e protetor solar.

Tempo muda

No Estado o forte calor tem se concentrado mais no Litoral Sul e Norte, devido a presença da massa de ar quente localizada na faixa leste. No Oeste e Meio Oeste há dez dias não chove e a situação começa a ficar preocupante.

De acordo com a previsão da Epagri, na sexta-feira o calorão deve dar uma trégua e as temperaturas baixam para a faixa dos 30°C e há chances de chuva com risco de temporal e granizo, devido à chegada de uma frente fria.

Ondas

Neste verão 2013/2014 já tivemos pelo menos duas ondas de calor intenso. A primeira em dezembro e a segunda nos últimos dias.

O meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra, explica que são caracterizadas ondas de calor intensas quando predominam por vários dias consecutivos, como esta que começou na última sexta-feira e deve seguir até o fim desta semana.

Segundo o meteorologista, os meses de fevereiro e março não serão muito quentes, mas é possível que ocorra pelo menos mais uma onda de calor prolongada até o fim do verão.

Sensação

A sensação térmica é resultado de um cálculo baseado na temperatura real e na umidade do ar. Quanto mais umidade presente, mais desconforto.

Para os dias de intensa sensação de calor é recomendável não executar trabalhos pesados ao ar livre durante à tarde quando a temperatura atinge seu pico.

Cuidados extras com idosos e crianças, alimentação e sua manipulação e também com os animais domésticos são importantes.

Energia

Dados preliminares da Celesc registraram na tarde de ontem, às 14h, o recorde de pico de demanda instantânea de energia de 4.400 megawatts. O recorde anterior havia sido de 4.132 megawatts, em 21 de fevereiro de 2013. O forte calor é a causa principal do desempenho.

Os dados deverão ainda ser confirmados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e a demanda se refere à área de concessão da Celesc, que abrange 92% de Santa Catarina.

Verão 2014

A previsão indica que neste verão as temperaturas baixas cheguem mais cedo. O fim de janeiro já pode ser mais ameno, assim como o mês de fevereiro. Na segunda quinzena de março já poderemos sentir as primeiras ondas de frio, sendo que o verão termina em abril.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaIntegrante do PCC preso em Joinville é condenado a 12 anos de prisão http://t.co/0rxvE3UHcahá 6 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeitura de Jaraguá do Sul pede reintegração de casas invadidas de loteamento popular: http://t.co/srquGpjX9j http://t.co/kklP6ZOmH9há 7 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros