Evento regional de estudantes de medicina é cancelado em Joinville - Geral - A Notícia

Versão mobile

Intermed Sul30/05/2013 | 18h52Atualizada em 31/05/2013 | 10h41

Evento regional de estudantes de medicina é cancelado em Joinville

Ajojamento do Intermed Sul não atendeu aos requisitos dos bombeiros

Evento regional de estudantes de medicina é cancelado em Joinville Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Estudantes terão que voltar para casa após cancelamento do Intermed Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O que era para ser quatro dias de competições esportivas e de festa virou frustração e prejuízo para cerca de quatro mil estudantes de medicina que se reuniriam de quinta-feira até domingo em Joinville.

O Intermed Sul 2013, evento tradicional de alunos de medicina, que há 18 anos reúne associações atléticas de faculdades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, acabou cancelado no primeiro dia.

Os transtornos começaram na noite de quarta-feira, quando as primeiras equipes chegaram ao Rancho Timbé, na região Norte da cidade, para passar a noite. Os ônibus de turismo foram impedidos de entrar no local, onde já havia tendas montadas, sob alegação de que a realização do evento estava interditada pela Polícia Civil. O motivo: falta de alvará do Corpo de Bombeiros Voluntários pelo fato de a organização do Intermed não ter atendido a requisitos previstos na Lei Municipal Contra Incêndios, segundo a corporação.

Pura frustração

Equipes do Rio Grande do Sul, que viajaram por mais de 12 horas, tiveram de dormir dentro dos próprios ônibus, e outras, como a da Univali, de Itajaí, e da UFSC, de Florianópolis, acabaram voltando para casa antes mesmo da abertura dos jogos.

O feriado que deveria ser de provas esportivas desde cedo se transformou em uma longa espera para estudantes aglomerados no pátio da Univille. Aluna do segundo ano de medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e competidora do handebol, Gabriela Freo, 20 anos, diz que outras em edições do evento, em Passo Fundo e Torres (RS), já haviam ocorrido problemas de organização.

— Viajar 12 horas até aqui, para simplesmente voltar para casa, é muito frustrante. É um sonho para todo estudante de medicina poder dizer que participou de um Intermed —, disse.

Nas redes sociais, sobraram críticas à organização do evento ou mesmo aos bombeiros e à própria cidade de Joinville. Como é necessário pagar uma taxa de até R$ 375 para participar do Intermed, alunos prometeram entrar com ação na Justiça para reaver o dinheiro. Até quinta-feira, também não havia definição sobre se os shows programados por uma casa noturna para o evento, como o do grupo Jeito Moleque, permaneceriam agendados.

A corporação afirmou que, se fizesse readequações até quinta-feira no alojamento, liberaria as instalações. Sem tempo hábil, o cancelamento das competições, da festa e do sonho de muitos estudantes foi comunicado já ao anoitecer de quinta-feira no pátio da Univille e nas redes sociais, sem certeza se voltam a ocorrer neste ano.

'Fizemos duas vistorias', dizem bombeiros

A organização do Intermed é feita e administrada por alunos de associações atléticas das faculdades de medicina participantes. Neste ano, três estudantes da Associação Acadêmica Atlética de Medicina Evangélica Hooligans, da Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar) e um da associação da Univille estiveram à frente do evento. O advogado José do Carmo Badaró, que falou em nome deles ainda no pátio do Rancho Timbé, culpou os bombeiros pela falta do alvará.

— Até terça-feira, estaria tudo certo. Fizemos o que foi pedido. Os bombeiros acompanharam a montagem das tendas do alojamento. Quinta-feira à noite, fomos informados de que o evento foi interditado pela Polícia Civil por falta do documento. Houve até intervenção junto a políticos na tentativa de mostrar que estava tudo certo. Não entendemos até agora —, afirmou Badaró, momentos antes de os organizadores cancelarem o evento.

Segundo ele, a empresa teve um gasto de cerca de R$ 500 mil com o Intermed e teme uma enxurrada de ações judiciais.

Acompanhamento

O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Heitor Ribeiro Filho, disse na sede da corporação, pouco depois de uma reunião com a equipe sobre o assunto, que o evento não pode ser realizado enquanto não atender àlegislação municipal.

— A primeira solicitação do alvará ocorreu na sexta passada. Pedimos readequações, fizemos duas vistorias e nos colocamos sempre à disposição dos organizadores. Como até o momento (quinta-feira à noite) as exigências da lei não foram atendidas, não temos como liberar, até para que não ocorra uma nova tragédia como a de Santa Maria (RS) —, declarou.

Segundo ele, as tendas não atendiam a questões como saídas de emergência e não houve acompanhamento de engenheiro na instalação, entre vários outros pontos. O comandante afirmou que as exigências eram exclusivas aos organizadores, já que o Rancho Timbé, local onde os alunos ficariam alojados, e outras empresas envolvidas na montagem de tendas e na segurança do local atendem aos requisitos legais.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Intermed Sul 30/05/2013 | 18h02

Bombeiros estão reunidos para decidir se liberam ou não alvará para evento na região rural de Joinville

Os universitários de outras cidades foram impedidos de entrar em um CTG na Estrada da Ilha

Intermed Sul 30/05/2013 | 15h29

Falta de alvará causa transtorno em evento de estudantes de medicina em Joinville

Os estudantes foram impedidos de entrar nas instalações do alojamento em um CTG, na Estrada da Ilha

De volta para casa 30/05/2013 | 12h42

Evento em SC é embargado e estudantes de Medicina ficam parados na estrada

Organização do Intermed, que ocorreria em Joinville, não conseguiu liberação do Corpo de Bombeiros

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaDetran recorre ao TJSC para manter suspensão de carteira de motorista de juiz de Joinville https://t.co/8SbKHjPD4J #LeianoANhá 2 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPrefeitura de Joinville divulga as vagas de emprego disponíveis no Cepat https://t.co/Ksm9gcmP2U #LeianoANhá 4 horas Retweet
A Notícia
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros