Descubra como surgiu o Dia da Árvore - Meio Ambiente - Geral - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Curiosidade19/09/2014 | 21h34

Descubra como surgiu o Dia da Árvore

Ele é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco

Descubra como surgiu o Dia da Árvore Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro e foi instituído no Brasil pelo presidente Castelo Branco. Ele sancionou um decreto-lei em 24 de fevereiro de 1965. A árvore é fundamental para a sobrevivência humana. Considerada a maior planta da superfície terrestre, tem caule lenhoso que se transforma em galhos em sua parte mais alta. Além do caule, é formada por raiz, folha, flor, fruto e semente.

As árvores realizam um trabalho conhecido como fotossíntese. Elas aproveitam o gás carbônico que eliminamos pelos pulmões e o transformam em oxigênio. Sem elas, o futuro dos seres vivos (pessoas, animais, aves etc.) estaria ameaçado. Isso porque teríamos um desequilíbrio da natureza. Sem a fotossíntese, ficamos sem oxigênio e não conseguimos respirar.

As árvores também são importantes para evitar desmoronamentos de terra e enchentes nos rios. Elas formam uma barreira natural quando chove muito e impedem que desastres maiores aconteçam.

Plantar uma árvore é muito fácil. Basta comprar pequenas mudas em floriculturas e agropecuárias e depois encontrar um lugar com espaço para ela crescer. Há espécies de todos os tipos e tamanhos. Portanto, procure pedir ajuda a pessoas que trabalham em estabelecimentos especializados antes de decidir. O meio ambiente agradece.

A NOTÍCIA

 

Siga A Notícia no Twitter

A Notícia
Busca