Sessão comemorativa marca os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville - A Notícia

Versão mobile

 

História20/11/2018 | 10h21Atualizada em 20/11/2018 | 10h21

Sessão comemorativa marca os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville

Foram homenageados o ex-vereador Mário Lobo e a ex-vereadora Heliete Steingraber, em reconhecimento aos homens e mulheres que já legislaram na cidade

Sessão comemorativa marca os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia
A Notícia
A Notícia

Na noite desta segunda-feira (19), uma sessão comemorativa marcou os 150 anos da Câmara de Vereadores de Joinville. O evento, que aconteceu no Plenário da Casa, marcou também o lançamento do selo comemorativo do sesquicentenário da unidade. 

Saiba como foi a primeira eleição municipal de Joinville, há 150 anos

Foram homenageados o ex-vereador Mário Lobo e a ex-vereadora Heliete Steingraber, em reconhecimento aos homens e mulheres que já legislaram em Joinville. Mário Lobo foi presidente da Câmara entre 1970 e 1971, na sétima legislatura. Ressaltou que no período em que assumiu a Casa estava sem uma sede própria.  

— Usávamos apenas uma sala na Prefeitura — relembrou, para indicar como a cidade e as condições de exercício da atividade parlamentar se aprimoraram nas últimas décadas.

Durante a sessão, o ex-vereador ainda destacou a importância da união.

— Seja qual for a ideologia ou o partido político — declarou Mário Lobo. 

 Foto mostra a antiga Câmara de Vereadores de Joinville, na rua do Príncipe. Data indeterminada.
A primeira sede da Câmara de Vereadores de Joinville só foi construída em 1898, na rua do PríncipeFoto: Reprodução / Reprodução

Segunda vereadora da história da cidade

Heliete, por sua vez, contou a dificuldade de uma mulher sair vencedora da eleição à época, Ela também exaltou a presença de colegas vereadoras com as quais dividiu a Tribuna. A ex-vereadora foi a segunda mulher na história da cidade a exercer a função e defendeu a presença de mais mulheres na Casa. Heliete, que é professora, teve como principal bandeira a defesa da educação em Joinville. 

Autoridades dos três poderes estiveram presentes no evento comemorativo. Representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também estiveram na solenidade. O prefeito Udo Döhler destacou o papel de comunicação e intermediação que a Casa exerce entre a população e o Poder Executivo.

Já o presidente da Casa, Fernando Krelling contou como o exercício parlamentar o fez mudar sua visão sobre a Casa.  

— Antes de vir pra cá eu jamais imaginei que um dia ia fazer parte dessa história como agente político — contou.

O vereador e ex-presidente Fabio Dalonso ressaltou o papel de caixa de ressonância da Casa, ao amplificar as vozes da população. 

Exposição 

O evento também marcará o início de uma exposição permanente sobre os 150 anos da Câmara de Joinville. Ela vai mostrar um pouco da história da Câmara até hoje, com os principais momentos em uma linha do tempo. A exposição está no hall de entrada da Câmara.

Leia mais:
Utilização de grandes imóveis antigos são um desafio em Joinville 

Paróquia mais antiga de Santa Catarina completa 350 anos em setembro 

Moinho Joinville chegou a ser responsável por 40% da moagem de trigo de Santa Catarina

 
A Notícia
Busca