Senai Challenge acontece em Joinville a partir desta sexta-feira e cria soluções para os desafios da indústria - A Notícia

Versão mobile

 

Aprendizagem07/11/2018 | 15h06Atualizada em 07/11/2018 | 15h12

Senai Challenge acontece em Joinville a partir desta sexta-feira e cria soluções para os desafios da indústria

Mais de 2 mil alunos e 150 docentes participam do evento, desenvolvendo atividades práticas da rotina profissional nos dias 9 e 10 de novembro, no Expocentro Edmundo Doubrawa

Senai Challenge acontece em Joinville a partir desta sexta-feira e cria soluções para os desafios da indústria Divulgação/Divulgação
Senai challenge Foto: Divulgação / Divulgação

Mais de 2 mil jovens catarinenses se envolveram ao longo do ano na construção de karts elétricos, carros compactos, robôs, cadeiras de rodas automatizadas, jogos de internet, hóquei e coleções de moda. Essas atividades foram realizadas em aulas práticas de cursos técnicos e de aprendizagem industrial do Senai em todo o Estado. 

Os projetos serão apresentados nos dias 9 e 10 de novembro, em Joinville. O modelo de educação adotado pelo Senai privilegia a realização de projetos, como forma de fortalecer o aprendizado e de levar os futuros profissionais a viver situações reais da indústria. Nas turmas envolvidas com esses projetos, o índice de abandono é praticamente zero. 

O Senai Challenge tem, entre os objetivos, buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. 

- O aprendizado é intenso. A gente trabalha em equipe, busca soluções para os problemas, como se estivesse na indústria - destaca Rafaela Momm Silvano, atualmente estudante de engenharia em Joinville e que participou da equipe vencedora do desafio do kart elétrico em 2017.

Em sua terceira edição, o SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil estudantes e 150 docentes. O evento, com apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, contará ainda com visita e participação das escolas públicas municipais, e envolverá, inclusive, um "torneio de robótica" Lego.

- Os conhecimentos adquiridos estão presentes nos processos das indústrias. O trabalho também desenvolveu neles competências exigidas dos profissionais. Muitas soluções foram eles que desenvolveram, com pesquisa, criatividade e trabalho em equipe - afirma o professor de Projetos Mecânicos do Senai de Rio do Sul, Anderson David Borsoi.

O Senai Challenge conta com o apoio de 165 empresas de todo o Estado, tanto para a realização do evento final, quanto para os projetos dos estudantes. O SENAI Joinville contou com a parceria das empresas ROMI, Pollux, Dohler, Tecnofibras, WeldVision, PerfilPolimer e Sommos Comunicação Visual, entre outras.

O Mundo Senai acontecerá em Joinville também com o objetivo de aproximar estudantes da rede pública e privada, e suas famílias, do universo da educação profissional e das carreiras profissionais da indústria.

São esperados quatro mil estudantes no Expocentro Edmundo Doubrawa, na sexta-feira, dia 9. Durante a visita, os estudantes irão conhecer os projetos desenvolvidos pelos alunos da aprendizagem industrial, dos cursos técnicos e de graduação.

Os fãs de tecnologia poderão, inclusive, conferir o funcionamento de modernos equipamentos da área industrial e acompanhar a apresentação de drones, de robótica, dar uma volta com o kart elétrico vencedor da competição do ano passado e acompanhar simulações de processos de soldagem e impressões 3D.

RobóticaNeste fim de semana a cidade de Joinville sediou dois evento de robótica, abertos a comunidade, voltados às pessoas que queriam conhecer carreiras tecnológicas. Um dos espaços que foi dominado por robôs, foi o Centreventos Cau Hansen. No local ocorreu a etapa regional do First Lego League, promovido pelo Sesi. Já o desafio de robótica móvel do Senai, foi realizado no Garten Shopping.
Senai challengeFoto: Leonardo Júlio / Divulgação

Torneio de Robótica
Em paralelo ao Senai Challenge, a Secretaria Municipal de Educação irá promover um torneio de robótica, em duas arenas montadas no Expocentro Edmundo Doubrawa. As provas serão disputadas por alunos de escolas municipais de Joinville, em três modalidades: Artbot, Desafio de Robôs e Desafio Worldcraft: Geração de Energia. Os desafios e apresentações começam na sexta-feira (9), às 9 horas e encerram no sábado (10), às 13h30. O resultado será divulgado às 15 horas.

Artbot
O Desafio foi lançado para as equipes de estudantes construir um robô com materiais de sucata e que ele possa fazer alguma atividade monitorada por eles. A recomendação era que o robô deveria ter as dimensões máximas 1000 x 1000 x 2000 mm. Neste desafio participaram 12 escolas, 15 professores e 93 estudantes.

Desafio de robôs
Este desafio foi programado nos moldes Torneio de Robótica First Lelo League (FLL), realizado em Rio do Sul pelo SESI/SC, no dia 20 de outubro, com a participação de escolas municipais de Joinville. Para participar do Torneio, os alunos tiveram que usar a imaginação e a criatividade para investigar um problema e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. O tema da temporada foi INTO ORBIT. O Desafio dos Robôs tem a participação de 5 escolas, 8 professores e 60 alunos.

Desafio Worldcraft: Geração de Energia
O desafio lançado para os estudantes foi pensar como seria viver sem energia e a partir deste princípio, pesquisar uma proposta para uma cidade ideal. Paralelo à pesquisa, as equipes tiveram que aprender a trabalhar no aplicativo Worldcraft. O WorldCraft é um jogo de construção e exploração, similar Minecraft, no qual pode criar o seu próprio mundo virtual, bloco a bloco. As equipes, durante o evento, irão criar uma cidade virtual, onde apresentam como a energia que pesquisaram poderia ser incorporada na cidade ideal, dando a ela eficiência energética. No Desafio do Worldcraft: Geração de Energia houve o envolvimento de 8 escolas, 9 professores e 45 alunos.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaFesta das Flores deve movimentar R$ 5 milhões em Joinville https://t.co/DRQrGzL19h #LeianoANhá 23 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJEC/Krona confirma renovação de contrato de mais três atletas https://t.co/tD2ljgc7Rv #LeianoANhá 1 diaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca