Motociclistas são maioria entre as vítimas de acidentes de trânsito em Joinville - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Trânsito15/11/2018 | 17h00Atualizada em 16/11/2018 | 07h46

Motociclistas são maioria entre as vítimas de acidentes de trânsito em Joinville

Depois dos motoqueiros, a segunda vítima fatal mais frequente são os pedestres

Motociclistas são maioria entre as vítimas de acidentes de trânsito em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

O número joinvilenses mortos em acidentes de trânsito caiu 22,89% na última década. A comparação leva em conta dados coletados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) entre os meses de janeiro e outubro de 2008 e 2018. 

De acordo com o levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), das 1.211 mortes registradas até setembro de 2018, 418 são de motociclistas – um terço do total de mortos.  O gerente de trânsito de Joinville, Atanir Antunes, explica que a maioria dos chamados de atendimento feitos ao Detrans são de acidentes com motocicletas. 

O subcomandante dos Bombeiros Voluntários, Jackson Roberto Jasper, também observa no dia a dia da corporação uma grande quantidade de acidentes deste tipo.

— O corpo do motociclista funciona como um para-choque nos casos de acidentes, falando de uma maneira bem leiga. Portanto, a moto tem que ocupar o espaço de um carro na via pública e não as canaletas, porque ali é onde está o campo de visão de todos os motoristas — defende Jasper.

O comandante ainda observa que durante o dia, os bombeiros atendem mais acidentes só que de menor gravidade. Já os registros da madrugada são em menor número, mas mais graves. Um dos pontos apontados pelo comandante para esta situação é porque, no horário noturno, as ruas estão mais livres de trânsito e de carros. Assim, muitos motoristas abusam da velocidade e acabam se provocando colisões graves. 

Durante a noite, ainda aumenta a possibilidade de o condutor ter feito o uso de álcool, o que aumenta muito a chance de provocar e se envolver em uma batida. Depois dos motociclistas, a segunda vítima fatal mais frequente são os pedestres (222), seguido de motorista de automóvel (178) e ciclistas (135).  

Leia também:

Número de mortes de joinvilenses em acidentes de trânsito reduz 22% na década

Confira ranking de ruas com mais acidentes neste ano em Joinville

Sargento da PM morre em acidente entre carro e moto na zona Sul de Joinville

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaPropaganda do MEC com "mão branca com diploma" é acusada de racismo  https://t.co/fhWY7OCf4lhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaBolsonaro ameaça demitir Levy do BNDES e diz estar 'por aqui' com economista  https://t.co/y2AzAKtapAhá 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca