Conheça a história do local que será transformado em reserva biológica em Joinville - A Notícia

Vers?o mobile

 

Vale das Nascentes24/11/2018 | 08h00Atualizada em 24/11/2018 | 08h00

Conheça a história do local que será transformado em reserva biológica em Joinville

A mata se renovou nas últimas décadas, depois do território ser alvo da extração madeireira por pelo menos um século

Conheça a história do local que será transformado em reserva biológica em Joinville Salmo Duarte/A Notícia
O local foi cogitado como possível parque, mas foi definido que sua utilização será melhor como unidade de conservação Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Inicialmente, a área verde que faz parte da futura Reserva Biológica Estadual Vale das Nascentes, que está prestes a ser criada na zona Norte de Joinville, pertenceu à Dona Francisca Maria Amélia de Orleans, princesa irmã de Dom Pedro II, que recebeu de dote de casamento as terras onde está a reserva. Após as primeiras divisões em lotes, o perímetro da unidade biológica foi vendido para um primeiro proprietário. Depois, um banco estrangeiro adquiriu o terreno e, quando a empresa entrou em falência, foi repassado para domínio do Banco Central do Brasil.

Entre o período da colônia até o repasse à União na década de 1970, aconteceu a exploração madeireira e a atividade pecuária, ocasionando desmatamento. Somente em 1992, ocorreram as primeiras tratativas para doação do espaço da União para o governo do Estado. Naquele ano, a então Fundação do Meio Ambiente (Fatma) realizou uma primeira vistoria e verificou o enorme potencial de regeneração da floresta, além da vasta biodiversidade.

– A partir das décadas de 1970 e 1980, a vegetação começou a se regenerar. Hoje há muitas áreas recuperadas, em estágio médio/avançado de recuperação – esclarece Bonotto.

Enquanto a mata se renova ao longo dos anos, as tratativas de doação entre União e Estado sofreram idas e vindas. Passados 20 anos após conversas iniciais, o Banco Central do Brasil finalmente aprovou, em outubro de 2012, a doação à Fatma. À época, ficou pendente o cedimento de 33% do terreno, área aprovada em 10 de março de 2015, por meio de decreto presidencial.

O documento estabeleceu prazo de dois anos para a criação da unidade, podendo ser prorrogável por mais dois.

Antes, havia o planejamento de transformar o lugar em parque florestal. Entretanto, devido aos critérios de proteção integral e características do meio, se desistiu de criar uma unidade de conservação, onde exista um local territorial delimitado e que o uso seja bastante restrito.

– Até houve a ideia de transformar em um parque, mas aqui não tem grande atrativo de beleza cênica para a população. Se encaixa mais na vocação de unidade de conservação do que de uso público – ressalta Souza.

 JOINVILLE,SC,BRASIL,20-11-2018.Estudos técnicos para criação da Reserva Biológica Vale das Nascentes.(Foto:Salmo Duarte/A Notícia)
Foto: Salmo Duarte / A Notícia

Presença do Instituto do Meio Ambiente auxilia na conservação

Uma das maiores preocupações dos técnicos do IMA é evitar que ações do homem voltem a causar degradação na fauna e flora. Atividades como o desmatamento, caça, extração de palmito e construção de pequenas centrais hidrelétricas, são as mais observadas pelo órgão. O contraste entre as áreas com e sem a interferência do ser humano pode ser visto no "portão" de entrada da reserva biológica.

Do lado oposto, há três paisagem diferentes: a floresta antes densa se transformou em um pasto (por causa a atividade pecuária); árvores de reflorestamento demonstram a extração madeireira e resplandecer da vegetação com árvores de copas cada vez mais altas, denotando o tesouro intacto.

Para contribuir com a preservação, a presença do Instituto no local é constante desde 2014, inclusive realizando fiscalizações, vistorias e a presença institucional, principalmente para inibir a caça ou a invasão de bichos que ficam nos pastos dos arredores.

Depois de criada, a utilização da região deve ser restrita, voltada para a educação ambiental (como a observação de aves ou questões hídrica) e pesquisas cientificas. O previsto é que as atividades tenham autorização prévia e acompanhamento do IMA.

Saiba mais
Joinville terá primeira reserva biológica, na zona Norte da cidade 

Localização da Reserva Biológica Vale das Nascentes
Confira no mapa a localização da futura unidade de conservação ambientalFoto: Instituto do Meio Ambiente / Reprodução


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaSC registra aumento de mortes por afogamento https://t.co/RxamJBgmFQhá 5 minutosRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaÓrgãos da Justiça e Segurança reforçam que tentativa de libertar criminoso com fuzil foi um caso isolado https://t.co/El36LNhhWkhá 5 minutosRetweet

Veja também

A Notícia
Busca