Alunos da Udesc de Joinville vencem competição nacional de aerodesign - A Notícia

Vers?o mobile

 
 

Educação05/11/2018 | 15h18Atualizada em 05/11/2018 | 15h18

Alunos da Udesc de Joinville vencem competição nacional de aerodesign

Resultado coloca equipe joinvilense na final mundial da competição, em março, no Texas

Alunos da Udesc de Joinville vencem competição nacional de aerodesign Udesc/Divulgação
Equipe Albatroz da Udesc Foto: Udesc / Divulgação

A equipe Albatroz, formada por cerca de 40 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Joinville, trouxe um título inédito para a instituição e para o município. Os alunos venceram neste final de semana uma das três categorias em disputa na 20ª Competição Sae Brasil Aerodesign, categoria que reuniu estudantes de 25 universidades brasileiras no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Com o resultado, a equipe joinvilense representará o Brasil na fase mundial do concurso, marcada para o mês de março no Texas, nos Estados Unidos, em que vão competir aviões radiocontrolados de diversos países.

Os joinvilenses foram os vencedores na categoria Micro (motor elétrico), no qual o projeto do grupo precisou superar uma série de desafios, como por exemplo, suportar maior carga com menor massa de peso do avião. Além disso, era necessário retirar a carga do equipamento com auxílio de paraquedas. Missão cumprida com sucesso pela equipe, que além do troféu na classe Micro também recebeu duas menções honrosas por bom desempenho e eficiência.

— Esperávamos um bom resultado e estar nas cinco primeiras colocações tendo em vista que todas são equipes muito fortes, então recebemos a vitória com certa surpresa, porém foi merecida. Esse é o resultado de muito trabalho e nosso objetivo agora é representar bem o Brasil e, quem sabe, trazer o título internacional para o País — diz o professor Fernando Lafratta, que liderou a equipe.

Ainda conforme o professor, o objetivo principal da competição é compartilhar técnicas e conhecimentos visando o desenvolvimento de projetos aeronáuticos  confiáveis e competitivos. Os estudantes participam de todo o processo, que consiste num caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico - ideia, projeção, feitio e testes.

Criada em 2001, essa é a primeira vez que a Equipe Albatroz vence na categoria. A equipe trabalha anualmente com o intuito de projetar, construir e potencializar aeronaves radiocontroladas em escala reduzida, segundo o regulamento imposto pela SAE Brasil. Também participa regularmente dos desafios nacionais e internacionais que se baseiam em problemas atuais enfrentados pela indústria aeronáutica, tendo avaliação rigorosa realizada por engenheiros do setor.

 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaMorre Niki Lauda, ex-piloto da Fórmula-1 https://t.co/1jYI8l8HEUhá 1 horaRetweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaAposta feita em Santa Catarina ganha R$ 3,1 milhões na Quina https://t.co/A38X5d8t26há 1 horaRetweet

Veja também

A Notícia
Busca