Estudantes da Udesc Joinville conquistam 1º lugar na etapa sul de montagem de veículo off-road - A Notícia

Versão mobile

 

Educação15/10/2018 | 20h09Atualizada em 15/10/2018 | 20h09

Estudantes da Udesc Joinville conquistam 1º lugar na etapa sul de montagem de veículo off-road

Os veículos foram submetidos a provas que testaram aspectos como segurança, aceleração, velocidade e tração

Estudantes da Udesc Joinville conquistam 1º lugar na etapa sul de montagem de veículo off-road Udesc Joinville/Divulgação
A competição reuniu 21 equipes de universidades do sul do país Foto: Udesc Joinville / Divulgação
A Notícia
A Notícia

No fim de semana de 13 e 14 de outubro, a equipe Udesc Velociraptor Baja, formada por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, conquistou 1º lugar na 16ª Baja Regional – Etapa Sul. A competição, que consiste na montagem e desenvolvimento de um veículo off-road, reuniu 21 equipes de universidades do sul do país. A competição ocorreu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Pato Branco.

Os alunos começaram a trabalhar no veículo ainda no início do ano. Para a competição, o carro recebeu melhorias na parte traseira e sistema de transmissão. Os acadêmicos repetiram o bom desempenho alcançado em 2017, quando conquistaram o 1º lugar na etapa sul e a 14ª colocação na competição nacional.

Os veículos de cada equipe foram submetidos a provas que testaram a segurança, a aceleração, a velocidade, a tração, os freios, a manobrabilidade e a suspensão. O carro também passou por um enduro de resistência, com três horas de duração.

A equipe Udesc Velociraptor Baja faz parte de um projeto de ensino e extensão do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc. O grupo de 28 alunos é dividido em subsistemas, cada um responsável pela produção de uma parte do carro, como os freios, a transmissão e suspensão dianteira, entre outras.

Durante a realização do projeto, os acadêmicos se deparam com situações reais de engenharia e situações empresariais, como gestão de pessoas, orçamento e gestão de projeto. A equipe ainda mantém contato com empresas da região, com o objetivo de conseguir patrocínios e serviços. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página da equipe no Facebook.

O programa Baja SAE Brasil é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com o desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.


 

Siga A Notícia no Twitter

  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem consegue fugir em Balneário Camboriú após suspeita de sequestro em Joinville https://t.co/lSKUOpOdsf #LeianoANhá 11 horas Retweet
  • anonline

    anonline

    Jornal A NotíciaJovem é libertada em Balneário Camboriú após suspeita de sequestro em Joinville https://t.co/Dh8D450ixA #LeianoANhá 12 horas Retweet

Veja também

A Notícia
Busca